A produção musical independente em debate em São Luís no projeto “Conexão São Luís – Novos Destinos Para a Cultura Local”. Louvável o projeto da Companhia de Produção em movimentar a cidade com a presença de figuras de projeção nacional, no campo da produção e do empreendedorismo cultural. Nomes como Benjamim Taubkin, o do jornalista Cláudio Jorge, o músico Siba e de Paulo André Pires, criador e produtor do Festival Abril Pro Rock, realizado em Recife (PE), só vieram adicionar com a produção musical local.
Devido a compromissos de trabalho não pude assistir a todas as palestras e oficinas, mas fiquei encantado com a fala de Paulo André Pires. Ele comentou sobre o “Mercado Musical na Europa”. Entre alguns dos aspectos abordados por ele destaco quando diz que o “Nordeste é o destino turístico do Mundo”.
– Praia, Patrimônio Histórico existem na Europa. Mas, o Nordeste brasileiro possui também todas essas belezas naturais e arquitetônicas ligadas a uma musicalidade ímpar. Esse conjunto é um privilégio e faz o diferencial para quem nos visita – destacou.
Paulo André afirmou que o festival de música é uma canal importante para se fomentar a produção local, não importando se a cena é regional, pop, tradicional ou contemporânea.
– O festival tem o seu valor porque você pode agregar, misturar tendências no mesmo espaço e poder interagir com o público. Agora, é preciso coerência para não se perder o foco do projeto – ressaltou.
A iniciativa do Seminário foi boa, o recado dos palestrantes foi dado. Resta agora se abrir os olhos e realizar um grande mutirão, integração de artistas, produtores, gestores. O objetivo foi criar um panorama cultural renovado pras bandas de cá, onde o essencial é a simbiose entre a tradição e a modernidade feita com profissionalismo. Isto é apenas uma humilde sugestão e espero que tenha significado para quem faz arte neste estado.