Bob Marley: o legado eterno do reggae

0comentário

Neste domingo, dia 11, Bob Marley faz 27 anos de morte e São Luís celebra a data com tributos e discussões sobre a influência do gênio da música jamaicana e mundial do século XX. Discutir como a filosofia rastafari de Bob Marley foi absorvida pelo reggae produzido na ilha, denominada de Jamaica Brasileira, foi pauta do seminário “São Luís Pós Bob; a influência de Bob Marley no Reggae do Maranhão”. O evento aconteceu nesta quinta-feira, (8), no Sindicato dos Bancários do Maranhão, no centro da cidade. A promoção é do Grupo de Dança Afro-Malungos (Gdam) e Associação dos Grupos Colecionadores de Reggae do Maranhão.

Toda forma de expressão é louvável, portanto seminário dessa natureza é importante, até porque além de fazer uma correlação de Bob Marley com São Luís, abordou questões como racismo, preconceito social, gênero e compromisso político, temas comuns na música jamaicana produzida na década de 70.

E como um fissurado pelo ritmo jamaicano costumo comentar em rodas de amigos que o reggae produzido e consumido por aqui é alvo de equívocos. Tenho certeza, se Bob Marley estivesse vivo e escolhesse São Luís para passar uma temporada tomaria um susto e faria uma reflexão ao perceber o reggae como movimento na cidade. Primeiro, porque não existe rastafarianismo pras bandas de cá. São mais de 30 anos em que a vertente jamaicana invadiu São Luís e o que existe é um movimento para entreter uma “massa”, onde Bob Marley só é lembrado nas datas em que nasceu e morreu. Lógico, que no meio desses equívocos existem os fãs e colecionadores da obra do popstar jamaicano.

Sabemos que Bob Marley é a própria razão e essência do reggae. Mas, devemos lembrar que ele se foi e espalhou pelo planeta a música jamaicana, o orgulho negro e os valores humanitários de sua poesia. E como sugestão seria interessante sempre se discutir o reggae dentro de um contexto sócio-político e cultural maranhense com a visão do século XXI, mesmo sabendo da cumplicidade musical existente entre nós e a Jamaica de Marley.

Sem comentário para "Bob Marley: o legado eterno do reggae"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS