Um mix do que toca no mundo
O Projeto Pixinguinha prossegue na segunda (3) e terça (4), no Circo Cultural da Cidade. Guinga e o grupo Conversa Ribeira são atrações da caravana, que começa por São Luís sua temporada de shows pelo Brasil. Da capital maranhense, os artistas seguem para Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ).
O cantor e compositor Guinga, Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, é apontado como um dos mais importantes compositores brasileiros da atualidade. Ele estreou acompanhando Cartola, na canção As Rosas Não Falam. Trabalhou, ainda, com vários artistas, como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa e João Nogueira, entre outros. Formado em odontologia, conciliou durante décadas as duas profissões. Suas primeiras músicas gravadas foram Conversa Com o Coração e Maldição de Rave, ambas em parceria com Paulo César Pinheiro, pelo quarteto vocal MPB-4, em 1973.
Em 1996, recebeu o Prêmio Sharp de melhor música popular brasileira e indicações ao Grammy Latino, pelos discos Suíte Leopoldina (2002), Cine Baronesa (2001) e Noturno Copacabana (2003). Em 2002 veio o Prêmio Rival Petrobras de melhor compositor brasileiro. Na relação dos intérpretes de suas canções, constam ainda Michel Legrand, Elis Regina, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e Nó em Pingo Dágua, entre outros.
No repertório do show, canções do mais recente álbum lançado, Casa da Villa (Biscoito Fino /2007) e de seus sete discos anteriores, como: Senhorinha (Guinga/ Paulo César Pinheiro), Big Shot, Catavento e Girassol (Guinga/ Aldir Blanc) e Tudo Fora de Lugar. O artista será acompanhado de Lula Galvão (guitarra), Jessé Sadoc (trompete) e Marcus Tardelli (violão).
O trio Conversa Ribeira conjuga canto com viola caipira, piano e acordeom em canções inspiradas na música caipira. Na estrada desde 2002, Andréa dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeom) e João Paulo Amaral (viola e voz) se uniram pelo ideal de levar a música caipira às novas gerações.
Com arranjos contemporâneos e de interpretações influenciadas, o trio, que tem formação em música popular pela Universidade de Campinas (Unicamp), passeia por outros universos musicais como o jazz, a música erudita e a moderna canção popular brasileira.
O repertório engloba desde as melodias folclóricas e modas já gravadas por duplas tradicionais, até composições de artistas contemporâneos que carregam vínculos com o ambiente e a cultura caipira. Compositores como João Pacífico, Ranchinho, Rolando Boldrin, Tião Carreiro, Almir Sater, Milton Nascimento e Villa Lobos, entre outros, têm suas canções revisitadas em arranjos do grupo.
Luiz Melodia realmente tem música até no nome. O artista carioca, nascido e criado no Morro de São Carlos, em Estácio de Sá, apresentou para o público ludovicense o seu mais novo CD, Estação Melodia, um disco genuinamente de sambas, com canções retiradas dos baús de 30, 40, 50. Nomes como o de Monarco, Noel Rosa, Haroldo Silva, Cartola, Oswaldo Melodia figuram na garimpagem feita por Melodia e lapidada ainda mais para sua impecável voz.
Todos nós que apreciamos o legado e a genialidade de Luiz Melodia, sabemos que ele nasceu no meio do samba, mas resolveu seguir um caminho diferente. Assimilou uma musicalidade que absorve todos os estilos. Na verdade, criou uma forma muito particular de composição. E foi exatamente esse jeito urbano de ser e compor que despertou interesse em nomes como Torquato Neto, Waly Salomão e Gal Costa.
No show desta terça-feira, dia 27, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, pelo MPB Petrobras (uma década de boa música), Luiz Melodia deixou o jeito plural de agir no palco para mostrar o lado intérprete dando vida composições de Cartola (Tive Sim), de Ismael Silva (Contrastes), de Monarco (Se Você Gostou), do pai Oswaldo Melodia (Não Me Quebro à Toa), dentre outros nomes do samba brasileiro. Produzido por Humberto Araújo, saxofonista da banda que acompanha o artista, o CD passeia pelos sambas do passado criados para o hoje, e abre um espaço para algumas músicas de décadas posteriores. À vontade no papel de intérprete, Melodia imprime às canções a sua assinatura e rende homenagens a esta vertente tipicamente brasileira. Neste show, além dos sambas, Luiz Melodia canta também alguns dos seus clássicos como “Fadas”, “Estácio Eu e Você” e “Estácio Holly Estácio”, em que divide o palco com cantora maranhense Flávia Bittencourt. Não podíamos esquecer que Flávia foi a artista local convidada para a abertura de mais uma edição do projeto MPB Petrobras, em São Luís. A artista cumpriu o dever de casa. Fez um show redondo e deixou bem explícito que o seu nome aponta como uma esperança dessa nova safra pronta para ajudar a salvar a música brasileira, a cada dia mais maltratada pela indústria cultural de massa.
Voltando a falar da performance de Luiz Melodia, destacamos a presença dos músicos Renato Piau (violão aço e nylon), Alessandro Cardozo (cavaquinho e arranjos), Charles Costa (violão de nylon), Alexandre Maionese (flauta), Rodrigo (percussão), Netinho (pandeiro) e Silvério Pontes (trompete, flughorn e arranjos). A direção do show de Jane Reis, que no CD divide com Melodia os vocais na faixa “Choro de Passarinho”, uma composição de Renato Piau, Euclides Amaral e Rubens Cardoso.
Como sempre no palco, Melodia deixa prevalecer também o lado cênico e explorando a presença do palhaço. Lá estava Charles Chaplin na coreografia do artista, numa constatação de que os dois têm algo em comum: a diversão, a urbanidade e o jeito moleque, inquieto e irreverente de encarar o mundo.
Já em Estação Melodia, o artista realça o suingue dos sambas com muita personalidade. Para tal, os arranjos marcados pelos sopros muito contribuem para a leveza do trabalho. A escolha do saxofonista Humberto Araújo para a produção desviou o CD e o show dos clichês dos arranjos de samba.
No ano em que se completam dez anos de sua morte, a história de Tim Maia é resgatada em Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, escrito pelo jornalista, compositor e produtor musical Nélson Mota.
Parte da memória da intensa convivência com o cantor, de quem era fã, para contar a história do inquieto, irreverente e escrachado, amoroso e transgressor músico brasileiro.
Mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!. O grito de guerra ainda ecoa nas festas, vivo nas canções de Tim Maia. O cantor que gostava de se definir como preto, gordo e cafajeste se consagrou como um dos artistas mais queridos e respeitados da música brasileira, rei do samba-soul.
Com o título de “Ritmos e Poesia: Samba no Pé, Samba no Verso”, acontece nesta quinta-feira, dia 29, o último seminário de 2007 da série “Brasil, Brasis”, no prédio da Academia Brasileira de Letras (ABL) no Rio de Janeiro, com entrada gratuita.
O samba e o frevo discutidos por Nelson Sargento, do cantor pernambucano Lenine, do enciclopedista Nei Lopes e de Leonardo Dantas.
Dentre os convidados, Nelson Sargento, 75, participa há mais de 50 anos da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Favelado e pintor de paredes, Sargento se firmou como um grande compositor, apesar das dificuldades financeiras.
Os acadêmicos José Murilo de Carvalho e Alberto da Costa e Silva participam do seminário como coordenador e expositor, respectivamente.
Uma série de bons shows está marcado para o mês de dezembro no Espaço Armazém. Na primeira semana, a cantora Cecilia Leite retorna para dois shows, sendo um dia 6 (quinta) e outro dia seguinte, ou seja, 6 (sexta-feira). No encontro com o público, Cecilia vai repetir o concorrido show “Palavra de Mulher”, só canções de Chico Buarque reverenciando as mulheres.
Está confirmado a vinda de Francis Hime (foto) para o dia 12 de dezembro, onde vai apresentar o show “Álbum Musical”, contando a história de mais de 40 anos de carreira de um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira. Canções como Pivete, Atrás da Porta, Trocando em Miúdos e Vai Passar, feitas em parceria com Chico Buarque, entre outras, estarão no repertório do show..
Flávia Bittencourt retorna a São Luís, onde faz uma aparição no Prêmio Universidade de Música, que aconterá no dia 13 de dezembro. Na sexta-feira, dia 14, ela faz show no restaurante do Espaço Armazém.
O pianista maranhense Dib Santiago Francis tomou posse nesta quarta-feira, dia 28, na Academia de Letras de Música do Brasil. A solenidade aconteceu no Auditório do Departamento de Música da UNB, em Brasília.
Dib passa a ocupar a cadeira de nº 58 do eminente patrono Cláudio Santoro. O pianista e mais novo acadêmico do Departamento de Música da UNB mora em Brasília há muitos anos.
No próximo dia 10, às 20h30, Dib vai tocar pela primeira vez em São Luís, no Teatro Arthur Azevedo.
Ele vai tocar, juntamente com o pianista maranhense, Marcelo Braga, que mora na França> A dupla apresenta o recital “Diálogos Pianísticos”- Recital de Piano a Quatro Mãos.
São Luís vai sediar entre os próximos dias 3 e 8 de dezembro, o “Maranhão na Tela”.
O Maranhão na Tela é uma semana totalmente dedicada à produção audiovisual, composta por três diferentes eventos: O Festival Tambores de Cinema e Vídeo, que exibirá mais de 100 obras audiovisuais, somente nacionais, em vários pontos da cidade de São Luís e do interior do Estado; o 1º Fórum Maranhense de Produção Audiovisual, que pretende discutir o tema em diversos contextos, reunindo instituições públicas, privadas, ONG´s e fundações, profissionais, estudantes e produtores culturais e a Oficina Geração Futura onde 25 jovens da capital e do interior, produzirão com ferramentas simples e disponíveis em seus universos.
É importante ressaltar aos cinéfilos e não cinéfilos que todos esses eventos serão gratuitos. Afinal sonhar não custa nada!
FESTIVAL TAMBORES DE CINEMA E VÍDEO
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA- FEIRA : 3/12
CINE PRAIA GRANDE
19h15 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 75
Filme L.A.P.A, de Cavi Borges e Emílio Domingos
20h30 BATE-PAPO
com o Diretor Caví Borges.
TEATRO ALCIONE NAZARETH
18h30 SOLENIDADE DE ABERTURA 30
19h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 75
Filme Brilhante, de Conceição Senna.
ANFITEATRO BETO BITTENCOURT
19h30 MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 1 – 95
MERCADO DAS ARTES
19h45 MOSTRA PROJETO GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 1 – 45
20h30 BATE-PAPO
com Tatiana Azevedo, Canal Futura, e com os participantes maranhenses da oficina Geração Futura.
CINE CLUBE ONG FORMAÇÃO
19h MOSTRA REVELANDO OS BRASIS PROGRAMA 1 78
Locais: PJ Cineclube – São João Batista
Fóruns da Juventude – Matinha
Fóruns da Juventude Cajari
TERÇA- FEIRA : 4/12
CINE PRAIA GRANDE
10h MOSTRA PROJETO GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 1 – 45
11h30 MOSTRA DO FILME LIVRE 87
14h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 71
Filme Pretérito Perfeito, de Gustavo Pizzi
16h30 MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 2 88
18h15 MOSTRA FBCU PROGRAMA 2/ PREMIADOS 106
20h BATE-PAPO
com Aleques Eiterer, coordenador do Festival Brasileiro de Cinema Universitário
20h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 89
Filme Fabricando Tom Zé, de Décio Matos Jr
TEATRO ALCIONE NAZARETH
15h MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 1 – 95
16h45 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 100
Filme: O Quinze, de Jurandir Ferreira
18h30 MOSTRA 10 ANOS CURSO DE CINEMA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – 90
20h15 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 73
Filme Conceição Autor Bom é Autor Morto, de André Sampaio, Cynthia Sims,Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento e Samantha Ribeiro.
ANFITEATRO BETO BITTENCOURT
19h30 MOSTRA REVELANDO OS BRASIS PROGRAMA 1 78
MERCADO DAS ARTES
18h MOSTRA FBCU PROGRAMA 1/ SAL GROSSO 75
19h45 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 75
Filme L.A.P.A, de Cavi Borges e Emílio Domingos
CINE CLUBE ONG FORMAÇÃO
14h MOSTRA GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 2 45
18h MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 2 88
Locais: PJ Cineclube – São João Batista
Fóruns da Juventude – Matinha
Fóruns da Juventude Cajari
COROADINHO
19h30 SESSÃO CURTA NOS BAIRROS 74
Local: – Igreja do Carmo
QUARTA- FEIRA : 5/12
CINE PRAIA GRANDE
10h MOSTRA FBCU PROGRAMA 2/FILMES PREMIADOS 106
11h30 MOSTRA PROJETO GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 2 – 45
14h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 100
Filme: O Quinze, de Jurandir Ferreira
16h30 MOSTRA 10 ANOS CURSO DE CINEMA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – 90
18h15 MOSTRA REVELANDO OS BRASIS PROGRAMA 2 105
20h BATE-PAPO
com Beatriz Lindenberg, produtora executiva do projeto Revelando os Brasis
e Leonício Aires, diretor do filme Remando Contra a Maré do Atraso.
20h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 100
Filme: Proibido Proibir, de Jorge Duran.
ANFITEATRO BETO BITTENCOURT
19h30 MOSTRA MARANHÃO NA TELA PROGRAMA 1 81
MERCADO DAS ARTES
18h MOSTRA DO FILME LIVRE 87
19h45 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 52
Filme: Kollasuyo, de Pedro Dantas.
PLATAFORMA UNIVIMA
8h MOSTRA GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 1 45
14h30 MOSTRA DO FILME LIVRE 87
16h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 77
Filme: L.A.P.A, de Cavi Borges e Emílio Domingos
CINE CLUBE ONG FORMAÇÃO
14h MOSTRA 10 ANOS CURSO DE CINEMA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – 90
18h MOSTRA MARANHÃO NA TELA PROGRAMA 1 81
Locais: PJ Cineclube – São João Batista
Fóruns da Juventude – Matinha
Fóruns da Juventude Cajari
COROADO
19h30 – SESSÃO CURTA NOS BAIRROS 74
Local: Rádio Conquista (Praça Mururu)
QUINTA- FEIRA : 6/12
CINE PRAIA GRANDE
10h MOSTRA 10 ANOS CURSO DE CINEMA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – 90
11h30 MOSTRA REVELANDO OS BRASIS PROGRAMA 1 78
14h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 62
Filme O Crime da Ullen, de Murilo Santos.
16h30 MOSTRA FBCU PROGRAMA 1/ SAL GROSSO 75
18h15 MOSTRA MARANHÃO NA TELA PROGRAMA 2 93
20h BATE-PAPO
com Francisco Colombo, diretor de No Fiel da Balança e Bom te Ver, Fábio Cabral, diretor de Joga Dor e Televisão, e Guterres Filho, DAC/UFMA.
20h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 85
Filme Cartola Música para os Olhos, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. .
TEATRO ALCIONE NAZARETH
15h MOSTRA REVELANDO OS BRASIS PROGRAMA 1 78
16h45 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 73
Filme Conceição Autor Bom é Autor Morto, de André Sampaio, Cynthia Sims,Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento e Samantha Ribeiro.
18h30 MOSTRA PROJETO GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 2 45
19h15 BATE-PAPO com Tatiana Azevedo, Canal Futura.
20h15 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 71
Filme: Sobreviventes, de Paulo Fontenelle.
ANFITEATRO BETO BITTENCOURT
19h30 MOSTRA FBCU PROGRAMA 1 / SAL GROSSO 75
MERCADO DAS ARTES
18h MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 2 88
19h45 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 62
Filme: O Crime da Ullen, de Murilo Santos.
PLATAFORMA UNIVIMA
8h MOSTRA REVELANDO OS BRASIS PROGRAMA 2 105
14h30 MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 2 88
16h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 77
Filme: Brichos, de Paulo Munhoz.
CINE CLUBE ONG FORMAÇÃO
14h MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 1 – 95
18h MOSTRA GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 1 45
Locais: PJ Cineclube – São João Batista
Fóruns da Juventude – Matinha
Fóruns da Juventude Cajari
ANJO DA GUARDA
19h30 SESSÃO CURTA NOS BAIRROS 74
Local: Viva Praça do Anjo
SEXTA- FEIRA : 7/12
CINE PRAIA GRANDE
10h MOSTRA MARANHÃO NA TELA PROGRAMA 1 81
11h30 MOSTRA CURTAS NA PRATELEIRA PROGRAMA 1 – 95
14h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 71
Filme: Sobreviventes, de Paulo Fontenelle.
16h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 77
Filme: Brichos, de Paulo Munhoz.
17h45 BATE PAPO
com Paulo Munhoz, diretor do filme Brichos.
18h15 MOSTRA DO FILME LIVRE 87
20h BATE-PAPO
com Guilherme Whitaker, coordenador da Mostra do Filme Livre.
20h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 75
Filme: Cafuné., de Bruno Vianna. ANFITEATRO BETO BITTENCOURT
19h30 MOSTRA 10 ANOS CURSO DE CINEMA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – 90
MERCADO DAS ARTES
18h MOSTRA MARANHÃO NA TELA PROGRAMA 2 93
19h45 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 71
Filme: Sobreviventes, de Paulo Fontenelle.
PLATAFORMA UNIVIMA
10h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 71
Filme Pretérito Perfeito, de Gustavo Pizzi
11h30 MOSTRA MARANHÃO NA TELA PROGRAMA 1 81
CINE CLUBE ONG FORMAÇÃO
14h MOSTRA DO FILME LIVRE 87
18h MOSTRA REVELANDO OS BRASIS PROGRAMA 2 105
Locais: PJ Cineclube – São João Batista
Fóruns da Juventude – Matinha
Fóruns da Juventude Cajari
MADRE DEUS
19h30 SESSÃO CURTA NOS BAIRROS 74
Local: Praça da Saudade
SÁBADO : 8/12
CINE PRAIA GRANDE
11h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 77
Filme: Brichos, de Paulo Munhoz.
14h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 52
Filme: Kollasuyo, de Pedro Dantas.
16h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 85
Filme Cartola Música para os Olhos, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.
18h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 89
Filme: Fabricando Tom Zé, de Décio Matos Jr.
20h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 75
Filme Brilhante, de Conceição Senna.
TEATRO ALCIONE NAZARETH
10h30 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 75
Filme: Cafuné., de Bruno Vianna.
15h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 71
Filme Pretérito Perfeito, de Gustavo Pizzi
17h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 100
Filme: Proibido Proibir, de Jorge Duran.
19h SESSÃO LONGAS BRASILEIROS 75
Filme: L.A.P.A., de Cavi Borges e Emílio Domingos.
ANFITEATRO BETO BITTENCOURT
19h30 SESSÃO DE ENCERRAMENTO OFICINA GERAÇÃO FUTURA
Filmes: Exibição dos vídeos produzidos durante a oficina.
MERCADO DAS ARTES
18h MOSTRA PROJETO GERAÇÃO FUTURA PROGRAMA 2 – 45
19h45 SESSÃO LONGAS BRASILEIROS – 71
Filme Pretérito Perfeito, de Gustavo Pizzi
CINE CLUBE ONG FORMAÇÃO
14h MOSTRA FBCU PROGRAMA 2 / FILMES PREMIADOS 106
18h MOSTRA MARANHÃO NA TELA PROGRAMA 2 93
1º FÓRUM MARANHENSE DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
PROGRAMAÇÃO
DIA 4 DE DEZEMBRO
10h CONFERÊNCIA DE ABERTURA SILVIO DA-RIN *
(SECRETÁRIO DO AUDIOVISUAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA). BRASÍLIA
MESA 01: POLÍTICAS PUBLICAS DE DESENVOLVIMENTO AUDIOVISUAL
MODERADOR: MINC
PALESTRANTE/DEBATEDORES:
10h30 ALFREDO MANEVY *
(SECRETÁRIO DE POLÍTICAS CULTURAIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA) – BRASÍLIA
10h50 FRED MAIA
(GERENTE DE ARTICULAÇÃO NACIONAL SAI/MINC) – BRASÍLIA
11h10 JOAQUIM HAICKEL
(DEPUTADO ESTADUAL/ FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL) – MARANHÃO
11h30 JOÃOZINHO RIBEIRO
(SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA) – MARANHÃO
11h50 DEBATES
(40 MIN)
MESA 02: EDITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS DE APOIO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
MODERADOR: SECMA
PALESTRANTE/DEBATEDORES:
15h00 ELIANE COSTA *
(GERENTE DE PATROCÍNIOS E GESTORA DO PROGRAMA PETROBRÁS CULTURAL PETROBRÁS NACIONAL) RIO DE JANEIRO
15h20 GISELLE COLINS
(GERENTE DE COMUNICAÇÃO LOGÍSTICA DO MARANHÃO – COMPANHIA VALE DO RIO DOCE) – MARANHÃO
15h40 JOÃOZINHO RIBEIRO
(SECMA) – MARANHÃO
16h00 JAUBAS DE FREITAS ALENCAR
(BANCO DO NORDESTE – SUPERINTENDÊNCIA MARANHÃO) – MARANHÃO
16h20 – DEBATE
(40 min)
DIA 5 DE DEZEMBRO
MESA 03: AUDIOVISUAL E MERCADO – FOMENTO, FINANCIAMENTO E VISIBILIDADE PARA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE.
MODERADOR: ABPI-TV (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORAS INDENPENTES DE TELEVISÃO)
PALESTRANTE/DEBATEDORES
9h30 MARCO ALTBERG
(ABPI-TV) RIO DE JANEIRO
9h50 DEBORA GARCIA
(SUPERVISORA DE CONTEÚDO CANAL FUTURA) RIO DE JANEIRO
10h10 ROMULO BARBOSA
(DIRETOR DE JORNALISMO SISTEMA MIRANTE DE COMUNICAÇÃO) MARANHÃO
10h30 ORLANDO SENNA *
(DIRETOR DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO) BRASÍLIA
10h50 DEBATE
(40min)
INTERVALO – 10 MIN
MESA 04: PAINEL DE PROJETOS CURTAS NA PRATELEIRA
11h40 CAVÍ BORGES
(CAVÍDEO) RIO DE JANEIRO
MESA 05 AUDIOVISUAL E CULTURA
MODERADOR: CANAL FUTURA
PALESTRANTE/DEBATEDORES
15h LEONARDO MENEZES
(ANALISTA DE CONTEÚDO CANAL FUTURA) RIO DE JANEIRO
15h20 VALÉRIA BARROS
(GERENTE DE CULTURA – SEBRAE NACIONAL) – BRASÍLIA
15h40 GISELLE COLINS *
(GERENTE DE COMUNICAÇÃO LOGÍSTICA DO MARANHÃO – COMPANHIA VALE DO RIO DOCE) – MARANHÃO
16h SADY BIANCHIN
(DOUTOR EM PRODUÇÃO CULTURAL/ UFRJ) RIO DE JANEIRO
16h20 DEBATES (40 MIN)
INTERVALO – 10 MIN
MESA 06: PAINEL DE PROJETOS A COR DA CULTURA
17h10 DEBORA GARCIA
(SUPERVISORA DE CONTEÚDO CANAL FUTURA) RIO DE JANEIRO
DIA 6 DE DEZEMBRO
MESA 07: AUDIVISUAL E DIREITOS HUMANOS
MODERADOR: UNICEF
PALESTRANTE/DEBATEDORES
9h30 LISSANDRA LEITE
(ONG MATRACA) – MARANHÃO
9h50 DEBORA FERREIRA
(UNICEF) – MARANHÃO
10h10 JOISIANE GAMBA
(SECRETÁRIA ADJUNTA EXTRAORDINÁRIA DE DIREITOS HUMANOS) MARANHÃO
10h30 MURILO SANTOS *
(CINEASTA) – MARANHÃO
10h50 DEBATE
(40min)
INTERVALO 10 MIN
MESA 08: PAINEL DE PROJETOS REVELANDO OS BRASIS
11h40 – BEATRIZ LINDENBERG
(IMA) ESPÍRITO SANTO
LEONÍCIO AIRES DA SILVA
MARANHÃO
MESA 09 AUDIOVISUAL E JUVENTUDE
MODERADOR: ONG FORMAÇÃO
PALESTRANTE/DEBATEDORES:
14h30 FABIO CABRAL
(ONG FORMAÇÃO) – MARANHÃO
14h50 DEBORA GARCIA
(CANAL FUTURA) RIO DE JANEIRO
15h10 BEATRIZ LINDENBERG
(IMA) ESPÍRITO SANTO
15h30 WEVERTON ROCHA *
(SECRATÁRIO EXTRAORDINÁRIO DE JUVENTUDE) – MARANHÃO
15h50 DEBATE
INTERVALO 10 MIN.
MESA 10 PAINEL DE PROJETOS: GERAÇÃO FUTURA
16h40 TATIANA AZEVEDO
(CANAL FUTURA) RIO DE JANEIRO
DIA 7 DE DEZEMBRO
MESA 11 AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO
MODERADOR: SEBRAE
PALESTRANTE/DEBATEDORES:
09h30 MIRELA MALVESTITI
(GERENTE DE EDUCAÇÃO – SEBRAE NACIONAL) – BRASÍLIA
09h50 LEONARDO MACHADO
(ANALISTA DE CONTEÚDO CANAL FUTURA) RIO DE JANEIRO
10h10 PAULO MUNHOZ
(TECHNOKENA PRODUÇÕES) – PARANÁ
10h30 PROFº OTHON BASTOS
(SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – FAPEMA/UNIVIMA) – MARANHÃO
10h50 DEBATE
11h30 PLENÁRIA FINAL
A cantora Flávia Bittencourt pretende lançar o novo disco no início do ano que vem, intitulado “Todo Dominguinhos”. Segundo a artista, o trabalho é uma homenagem a Dominguinhos.
– Sempre fui fã dele e quando o conheci pessoalmente, esta admiração aumentou. O disco é uma forma de homenageá-lo”, adianta Flávia.
Ainda em fase de gravação, o CD deverá chegar ao mercado de forma independente. Flávia declarou que concluirá a etapa da gravação ainda em dezembro.
Para quem deseja conhecer o novo trabalho da artista, basta dar uma passadinha no show de Luiz Melodia, nesta terça-feira, dia 27, pelo MPB Petrobras, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae (Calhau). Ele fará uma ligeira incursão no repertório.
Flávia Bittencourt retorna ao Rio de Janeiro na quarta-feira, dia 28, para cuidar do mais novo filho, ou seja do disco. Ela retorna a São Luís no dia 13 de dezembro, quando fará uma participação no Prêmio Rádio Universidade.