A cantora Neneh Cherry é uma das atrações do TIM Festival em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória (ES). No entanto, não vem sozinha. Como parte da banda cirKus, que se apresentará com ela, estão, além de seu marido, um casal de amigos e namorados. A banda é composta pelo marido de Neneh, o músico e produtor Cameron Mc Vey (mais conhecido como Burt Ford) e pelo DJ e produtor Matt Karmil e sua namorada, Lolita Moon.
O quarteto se conheceu em Londres. Há dois anos foram todos morar na Suécia e lá formaram a banda de trip house e acid jazz Cirkus.
Mas porque a Suécia? Motivos políticos. Burt e Neneh moravam na Inglaterra e achavam que morar no país naquele momento não era um boa. Tony Blair se aliando aos EUA, a onda de terrorismo e tudo o mais, os incomodava. Por isso resolveram mudar de País, e escolheram a Suécia, onde tinham casa. Afinal das contas, era o País onde nasceu Neneh.
O produtor da banda, Matt Karmil também estava meio mal de saúde na Inglaterra e precisava de outros ares.
A estratégia funcionou e a banda vive quase como uma família. A conexão do quarteto refletiu no sucesso do primeiro CD, Lay Low, lançado o ano passado.
O disco estourou na Suécia e nos últimos dois meses, o cirKus e Neneh Cherry não pararam mais em casa. A fórmula deu tão certo que já estão preparando o novo álbum da banda.
No TIM Festival, eles prometem fazer uma coisa rápida e enérgica, estilo LCD Soundsystem e Hot Chip – outra banda que se apresenta no festival – o qual Burt tem adoração.
Neneh Cherry, que já esteve no Brasil, através do extinto Free Jazz Festival, diz que não vê a hora de pisar em solo brasileiro.
O passaporte já está garantido para curtir Neneh Cherry no próximo dia 27, no Marina da Glória, Rio. É no espaço TIM Cool com o Projeto Axial: Winona featuring Craig Armstrong and Scott Fraser cirKus com Neneh Cherry.
No domingo, 28, será a vez do Teatro UFES, em Vitória (ES). Em São Paulo, o cirKus e Neneh fazem show no dia 29, no auditório do Ibirapuera.