Quem diria, Paulinho da Viola na MTV ? Assim questionam os que acham que a emissora é um canal feito para mostrar apenas clips do Pop “brazuca” e “gringo”, além de gravar CD e DVD´s acústicos só de quem abraça o gênero.
Erro quem pensa dessa maneira, pois o samba é Pop, assim como foi um dia o papa. A MTV apostou em figuras ilustres e genuínas dessa tendência musical, agora patrimônio imaterial do País. Primeiro, veio Zeca Pagodinho e o mais recente investimento intitula-se por Paulinho da Viola.
Exatos 50 anos depois, e aos 64 de idade, o compositor lança o DVD “Acústico MTV Paulinho da Viola”, cujo repertório de 21 músicas desfila por sucessos antigos, quatro inéditas e duas canções não tão conhecidas. O trabalho resultou numa primorosa produção, digna de quem faz com talento o que tanto gosta, após todo esse tempo. E se tornou um dos maiores sambistas história.
Nas três novas pérolas incluídas no Acústico MTV estão: “Vai Dizer Ao Vento”, “Bela Manhã” e “Ainda Mais”, essa última em parceria com Eduardo Gudin. Da Viola ainda musicou “Talismã”, cuja letra é de autoria de Arnaldo Antunes e Marisa Monte. Deu mais dois tiros certeiros: reviveu “Amor É Assim” e “Foi Demais”, lançadas originalmente no disco “Zumbido” (1979). Não deixou faltar “Timoneiro”, “Coração Leviano”, “Sinal Fechado”, “Para Um Amor no Recife” e “Pecado Capital”. “Nervos de Aço” entrou no trabalho com a única interferência da gravadora). A faixa traz três cantoras de apoio, entre elas Cristina Buarque.
O DVD traz mais sucessos do que a versão em CD -entre eles “Dança da Solidão”, “Onde A Dor Não Ter Razão”, “Argumento”, “Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida” e “Só O Tempo”, além de um making of, que conta com depoimentos de Elton Medeiros, Arnaldo Antunes e dos músicos que acompanham o cantor há uma longa data.
A MTV também teve o cuidado de contextualizar didaticamente com legendas e fotos quem foram os criadores do samba carioca, à medida em que Paulinho explica sua história com o ritmo, no bairro de Botafogo, no Rio.
O “Acústico MTV Paulinho da Viola” é uma audição sobre a trajetória de um verdadeiro phD do samba encabulado.