Cresce o número de favelas no Brasil. Pesquisa revela que até 2010 teremos cerca de 2 milhões de favelados no País. As causas todos nós sabemos. O difícil é encontrar uma solução realista e consistente para o problema. Mesmo assim, o tempo não pára e a vida continua. São os altos e baixos que ela proporciona e que podemos tirar bons proveitos da situação.
Nem tudo está perdido e uma boa ação é o projeto Conexões Urbanas, da ONG AfroReggae. Suspenso durante dois anos por falta de patrocínio, o projeto ressurge das cinzas e traz o show “Universo Particular”, da cantora Marisa Monte, ao Complexo do Alemão, conjunto de favelas castigados por confrontos violentos entre traficantes e policiais. O espetáculo contou com um aparato cênico e de músicos que acompanham Marisa Monte pelos palcos mais prestigiados do país e do mundo.
A celebração aconteceu na noite deste domingo (30), em um campo de futebol na favela Canitá. Não houve a presença de nenhum policial no local, nem violência entre as cerca de 2 mil pessoas que assistiram ao show. Apenas alguns homens da Força Nacional de Segurança que guardavam as vias de acesso ao conjunto das favelas. Marisa Monte tocou com toda a sua estrutura onde arrancou aplausos e olhares do público atento a cada interpretação.
Além de Marisa, quem também fez a festa foi a Furacão 2000 e o próprio AfroReggae, pai da idéia. Portanto, fica evidenciado que todo mundo sofre com a violência. Não adianta correr que não tem onde se esconder. Agora, é possível mudar o cenário nacional desde que direitos sejam respeitados e que todo mundo indepedente de crença, etnia, ou condição social possa ver a luz do sol com comida, diversão, arte e dignidade.