A nova sensação do rock independente brasileiro vem da região Norte, especialmente do estado Acre, e chama-se Los Porongas. O grupo tem dois trabalhos lançados: Enquanto uns dormem, EP de 2005, e o álbum Los Porongas, de 2007, pelo selo Senhor F. Os dois discos com canções autorais.
Sem se limitar a rótulos, o Los Porongas procura mesclar as influências da cultura popular acreana e brasileira com a energia do rock, em músicas com letras bem elaboradas.
Depois de participar de festivais em diversos estados, como o Mada (Natal/RN), Bananada (Goiânia/GO), Se Rasgum Rock (Belém/PA), Calango (Cuiabá/MT) e Varadouro (Rio Branco), o quarteto fincou bases em São Paulo, onde já tocou ao lado de Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), no projeto Supernovas, e em diversas casas do gênero.
No último final de semana, fizeram três shows, em São Paulo, no projeto Toca Brasil, do Itaú Cultural.
No repertório dos shows no Itaú Cultural o grupo priorizou as próprias canções, como Nada além, Lego de palavras e Ao Cruzeiro. A novidade foi uma versão inédita da emblemática S.O.S., música dos amazônicos de Capú, grupo que difundiu o rock na região da Amazônia e se desfez em 2002. (G1)