A visita do ministro da Cultura, Gilberto Gil, será no dia 18 de junho, onde participará da reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
Gilberto Gil vai registrar o Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural do Brasil.
Na última sexta-feira, 25, representantes de diversos grupos de tambor de crioula, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Municipal de Cultura (FUNC) e da Secretaria de Estado da Cultura, estiveram reunidos, na Fábrica São Luís (Madre Deus), onde definiram sobre a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
Na ocasião, também foram entregues aos representantes dos grupos de tambor de crioula e de entidades ligadas à cultura o livro e o DVD Os Tambores da Ilha, produzido em comemoração à intenção do registro da manifestação como Patrimônio do Brasil. Além dos representantes dos grupos, também participaram da reunião, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Adirson Veloso, a superintendente da 3ª região do Iphan, Kátia Bogéa, o secretário de Estado da Cultura, Joãosinho Ribeiro, entre outros.
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
se reunirá pela quarta vez fora da sua sede, localizada no Rio de Janeiro. O Conselho irá se reunir na Casa das Minas e em seguida o Ministro Gilberto Gil anunciará o resultado da reunião. Em procissão, os 60 grupos de tambor de crioula de São Luís seguirão para a Fábrica São Luís, onde haverá uma grande festa.