AfroReggae

0comentário



O Bloco Afro Gdam vai animar os quatro dias gordos do Carnaval de São Luís à base do bom e velho reggae.

Para isso, os organizadores do bloco convidaram as bandas Tribo de Jah, Legenda e os tops DJ´s Valdinei, Andrezinho Vibration, Jorge Black e Tarcísio Selektah para animar o folião com o que há de melhor na raiz do gênero jamaicano. A Tribo de Jah vai animar o bloco em duas noites, segundo o coordenador do bloco Adão.

Polemizando

Além de fazer carnaval, Carlinhos Brown está sempre com a língua afiada e destilando cobranças para todos os lados.

No ano passado, o músico partiu com críticas para cima do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, sobre o atual modelo do carnaval baiano. O discurso não surtiu efeito e o músico teve que pedir desculpas a Gil.

Nem bem o carnaval baiano começa, Brown já polemiza. Desta vez, criticou o merchandising no carnaval de Salvador durante a apresentação oficial do bloco independente coordenado por ele, o Pipocão.

“O carnaval tem de ser um evento mais generoso com a população. A idéia do Pipocão é democratizar a folia. Precisamos ter outras idéias para o carnaval de Salvador. Chega de abadás e cordas”, disse.

Sem cordas ou abadás, o bloco de Brown vai desfilar pelo circuito Barra-Ondina, às 22h da próxima segunda-feira (19). Ele falou sobre o projeto na quarta-feira (14).

Para o desfile do bloco serão distribuídas 30 mil tiaras com o formato de uma pipoca para os foliões.

O discurso de Carlinhos Brown é justo. Mas, acho que ele esquece, que independente dos outros, já cumpre uma função social quando coloca um bloco na rua a serviço do Povão.

Abre Alas

“Ó Abre Alas”, da célebre compositora Chiquinha Gonzaga, é a primeira marcha especialmente feita para animar o carnaval. A canção foi feita em 1899, para os foliões carnavalescos do cordão Rosa de Ouro.

A marchinha, descendente das marchas militares e das marchas populares portuguesas, se consagraram como
gênero carnavalesco por excelência, prevalecendo até sobre o samba, entre as décadas de 1920 e 1960, quando entraram em relativo declínio.

Não é difícil explicar a atração que as marchinhas ainda exercem sobre um grande público. E para não deixar que a vertente morresse veio o resgate no início de 2007, o sucesso do espetáculo (e do CD duplo) “Sassaricando”, que retrata a evolução dos costumes brasileiros por meio das marchinhas carnavalescas, e o lançamento do CD “Bonde das Marchinhas”, pelos funkeiros cariocas Mc Leozinho e Mr. Catra, revelam que o gênero ainda pode animar muitos carnavais.

Em São Luís, a marchinha não perdeu a majestade. Elas se manifestam nas ruas, em festivais, com espírito debochado, irônicos, ambíguos ou sensuais, e fácil de entender.

Mistureba

Nascido em Olinda há 12 anos, o festival Rec-Beat reúne 25 atrações musicais entre sábado (17) e terça-feira (20) no Recife Antigo.

Destaque para a mistura de expoentes da nova geração – como Bonde do Rolê, Digitaria, Zefirina Bomba, Curumin e Montage – com artistas veteranos do cenário nacional – caso de Tom Zé, Erasto Vasconcelos e Isca de Polícia (banda que acompanhou Itamar Assumpção). Os shows são todos gratuitos e vão do final da tarde até a madrugada.

Confira a programação completa abaixo:

Sábado (17)

19h30 – DJ Big & Confluência (PE)
20h30 – Erasto Vasconcelos (PE)
21h30 – Digital Groove (PE)
22h30 – Supergalo (DF)
23h30 – Zefirina Bomba (PB)
00h30 – Z’África Brasil (SP)

Domingo (18)

16h30 – Concentração Bloco Quanta Ladeira
20h30 – Canja Rave (RS)
21h30 – Rivotrill (PE)
23h00 – Isca de Polícia (SP)
00h15 – Digitaria (MG)
01h20 – Bonde do Rolê (PR)

Segunda (19)

17h00 – Recbitinho: Cia. Teatro Rasgado / “O pequenino Grão de Areia”
19h30 – Mellotrons (PE)
20h30 – Vanguart (MT)
21h30 – Raies Dança Teatro (SP)
23h00 – Mr. Catra (RJ)
00h00 – Instituto / Show Tim Maia Racional (SP)
01h20 – Montage (CE)

Terça (20)

18h30 – Maracatu Nação Cambinda Estrela (PE)
19h30 – João do Pife e Banda Dois Irmãos (PE)
20h30 – Parafusa & Trombonada (PE)
21h30 – Curumin & The Aipins (SP)
23h00 – 2in-Par (ESP)
00h00 – Macaco Bong (MT)
01h20 – Tom Zé (BA)

Onde: Cais da Alfândega (às margens do Rio Capibaribe) – Recife Antigo – Recife (PE)
Quando: 17, 18, 19 e 20 de fevereiro, a partir das 19h30 – exceto o Quanta Ladeira às 16h30 (dia 18) e Recbitinho às 17h (dia 19)
Quanto: grátis.

Sem comentário para "AfroReggae"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS