Do caderno DOM de O Estado
Começar a praticar uma atividade física e em pouco tempo ter o resultado esperado (seja emagrecer ou ficar
mais saudável) é o sonho de muita gente. Por isso, muitas pessoas correm para as academias ou começam a fazer caminhadas e outras atividades por conta própria e até substituem refeições por suplementos sem o acompanhamento de um profissional. Para os especialistas na área, essas são práticas que podem custar caro. Por isso, a melhor alternativa para quem quer iniciar uma atividade física é buscar um nutrólogo.
Para auxiliar o programa de treinamento de cada modalidade esportiva com finalidades específicas, existe a Nutrologia Esportiva. A ideia é que praticantes de qualquer atividade física alcancem seus objetivos com uma dieta específica, que alie as necessidades alimentares do praticante de atividade física ao resultado que se pretende chegar. A dieta é elaborada com base na análise de dados da composição fisiológica de cada organismo.
Com o auxílio de exames específicos, somados à avaliação clínica, o nutrólogo poderá identificar carências ou excessos na rotina dos praticantes de atividade física que influenciem seu rendimento no esporte assim como seu bem-estar geral, indicando a melhor solução, podendo mesmo indicar suplementos, que comumente são malvistos
por muita gente.
Para entender mais sobre o assunto, confira uma entrevista com Pedro Brito, médico cirurgião estético e nutrólogo com Pós-graduação em medicina Pró-Aging em Paris.
Clique aqui e leia a entrevista completa.