Ortomolecular 2018″headlines”do Congresso Brasileiro.
O 31º Congresso da Prática Ortomolecular que aconteceu neste final de semana em São Paulo e reuniu mais de 2 mil profissionais de saúde batendo o record de frequentadores dos eventos anteriores foi sem dúvida um acontecimento marcante na moderna Medicina praticada no Brasil. A visão holística dos dirigentes sobre as diversas áreas de atuação da Prática Ortomolecular foi com certeza a razão do sucesso tendo em vista que a programação visava o interesse dos profissionais pela obtenção da saúde e manutenção da mesma.
Profissionais Médicos; Cardiologistas,Dermatologistas,Endócrinos,Fisiatras e Nutrólogos trocaram informações valiosas tanto durante as palestras como nos corredores do evento estabelecendo um proveitoso relacionamento entre si. Vários temas foram discutidos mostrando a ação da prática Ortomolecular nos diversos casos clínicos como nas cardiopatias,doenças cérebro-vasculares, no climatério, nas deficiências hormonais do homem jovem e maduro bem como nas limitações físicas e mentais do idoso.
Importante participação tiveram os Nutricionistas tanto na área da nutrição propriamente dita como nas especialidades em que eles ocupam papel fundamentável como a Nutrição Esportiva e o cuidado com os “atletas de ponta”, sem esquecer os seus cuidados sobre a longevidade e a otimização das funções metabólicas. Nesse capítulo foi amplamente discutido a necessidade da suplementação para o cidadão comum e para os atletas de carreira chamando atenção que esses profissionais necessitam de planejamento de atividades físicas e alimentação adequada.
A participação Médica teve como um dos objetivos principais a necessidade do profissional inteirar-se dos avanços no tratamento da Obesidade e da Síndrome Metabólica pois estima-se que mais de 50% da população brasileira esteja na faixa do sobrepeso e obesidade. A TRH (Terapia de Reposição Hormonal) foi outro ponto palpitante do evento pois a nova visão do Balanço Hormonal, suplementação vitamínico-mineral correta e específica para cada indivíduo são fundamentais.
O Envelhecimento Humano foi amplamente estudado mostrando a relação íntima entre a prática Ortomolecular e a Nutrologia Médica. Muito foi falado das alterações do endotélio vascular quando inflamado como o fator determinante do envelhecimento celular. Lembrando que a alimentação nos fornece os nutrientes que nem sempre são suficientes para o restabelecimento do estado de saúde ideal entrando ai a necessidade da complementação por via oral e hoje mais modernamente por via endovenosa de fórmulas balanceadas de minerais e vitaminas para atingir tal objetivo. Velhice sim, senectude nunca!
O estresse sob todos os aspectos foi lembrado como fator determinante no desequilíbrio da saúde e da nutrição básica do homem moderno, que tem o Cortisol como responsável por esse desequilíbrio. O manuseio adequado dos hormônios merece um cuidado especial do profissional que deseja tratar tal patologia tendo em vista que os hormônios interagem entre si como num jogo de xadrez.
Por último este evento procurou focar a importância fundamental da Biota Intestinal que uma vez entrando em estado de “DISBIOSE” vai abrir as portas ou mesmo acelerar patologias pré existentes ou determinar novas. A intervenção pré e probiótica tornou-se indispensável no tratamento de qualquer patologia que afete o corpo humano. A obesidade por exemplo é capaz de desencadear diversos outros problemas de saúde como:Diabetes,doenças cardio vasculares,neoplasias e doenças crônicas do intestino. Todos sabemos que a obesidade é multifatorial. Distúrbios endócrinos e metabólicos,fatores genéticos,sedentarismo e conforme os estudos mais recentes evidências científicas veem demonstrando o papel da flora intestinal como possível causador de sobrepeso e obesidade.
Em visão breve e panorâmica foi o que aconteceu nesse tão importante Encontro médico-cientifico e a nós profissionais cabe um convite a visitar seu médico nutrólogo e o seu nutricionista, afinal prevenir é sempre melhor que remediar.
Até nosso próximo Ponto de Encontro !