Todos os meus clientes da Nutrologia e da Medicina Anti Envelhecimento com certeza já me ouviram falar da minha paixão pelo estudo da Tireoide,essa glândula tão pequena em termos de volume e de tão expressivo valoR em termos de ação fisiológica.
Costumo dizer que fui um Médico até 2008 quando iniciei meus estudos sobre a Tireoide e um outro Médico à proporção que me aprofundei no maravilhosos mundo dessa glândula graças ao incentivo do meu grande mestre francês Dr.Claude Dalle durante a minha pós graduação em Medicina Anti Aging em Paris.
Hoje 25 de Maio recebo um “alô”do papa dos hormônios do mundo meu também mestre Dr. Thierry Hertoghe data em que comemoramos o dia mundial da Tireoide.
A tireoide é uma ‘chave de hormônios’. Os hormônios da tireoide estimulam a secreção de muitos outros hormônios: GH(Hormônio de Crescimento),hormônios adrenais (cortisol, DHEA…) e hormônios sexuais (incluindo Estrógeno,Progesterona e Testosterona). Ao se tratar as deficiências do hormônio da tireoide observa-se que os níveis de outros hormônios são aumentados.
Os Hormônios da Tireoide também aumentam o fluxo sanguíneo,a produção de energia,rapidez do pensamento (memória),o metabolismo e o Sistema Imune (previne contra várias infecções e até o câncer),melhora o bom colesterol HDL e reduz o mal colesterol LDL.
Atenção deve ser dada as deficiências dos Hormônios da Tireoide porque elas são muito mais comuns do que se possa imaginar. De acordo com estudos científicos linkando os níveis de hormônio da tireoide aos riscos de doenças, mais de 50% dos pacientes podem ter pelo menos um moderado grau de insuficiência da tireoide. Apesar da suspeita da alta frequência de estados intermediários das deficiências muitos pacientes não são tratados. Porque? Por que há uma interpretação parcial dos exames o que não é bastante para um bom diagnóstico,devendo sempre se valorizar o exame clínico e as queixas do paciente. A saúde ou os valores ótimos para cada pessoa estão numa pequena porção de intervalos de referência (o intervalo entre o maior e o menor limite dados pelo laboratório,onde muito poucas pessoas se encontram.
Saiba que os principais sinais do Hipotireoidismo são: edema de face,bolsas sob os olhos,sobrepeso,cabelos secos fracos e quebradiços, intolerância ao frio e astenia matinal.
O Hipertireoidismo é caracterizado por: nervosismo,suor excessivo,perda de peso e intolerância ao pelo calor.
Conclui-se que uma visita ao seu médico que tenha experiência no manejo hormonal portanto apto a executar um bom diagnóstico de acordo com o seu balanço hormonal é uma necessidade e quase uma obrigação de cada um de nós que desejamos ter uma vida saudável e uma velhice longe da senectude.
Até o nosso próximo Ponto de Encontro !