Para começo de conversa você sabe o que significa essa palavra DISBIOSE ? Muita gente boa talvez não saiba exatamente do que se trata.
Para melhor entender tão atual assunto preferi me associar ou “apoderar” dos vastos conhecimentos do Dr.Shekhar Challa gastroenterologista da Universidade de Kansas
nos EEUU que nos empresta seus conhecimentos fruto de suas pesquisas e daí inicio com ele falando do que é e com se forma a Flora Intestinal Humana. Saibamos nós que a Flora Intestinal é única a cada individuo, quase como impressões digitais – começando no nascimento e evoluindo ao longo da vida. O trato gastrointestinal de um feto humano é estéril completamente livre de bactérias e fungos. Durante o nascimento os bebês engolem as bactérias presentes no canal do parto e os nascidos de cesarianas têm a colonização atrasada, adquirem organismos do ambiente e dentro de alguns dias essas bactérias colonizam o intestino do recém-nascido.A impressão digital que é a sua flora é estabelecida até cerca de dois anos de idade e terá essas mesmas bactérias para o resto de suas vidas. Seu corpo reconhece as bactérias como “normais.” Serão seus guerreiros no Cólon Intestinal. Daí o conceito de Bactérias Benéficas porque aderem à parede intestinal, impedindo a entrada de bactérias nocivas;produzem substâncias antimicrobianas que matam as bactérias nocivas ;aumentam a imunidade pelo incremento da produção de mucina (proteína encontrada na saliva e na mucosa do trato intestinal ) 0 que ajuda a proteger contra atrito e erosão criando um ambiente desfavorável para as bactérias nocivas.
Quando estamos saudáveis e temos um equilíbrio bacteriano adequado a proporção de bactérias benéficas para nocivas é de cerca de 10 para 1, daí o termo médico DISBIOSE É UTILIZADO QUANDO ESSE EQUILÍBRIO É PERTURBADO e a proporção muda.Significa que estaremos fora da sincronia com as bactérias benéficas e de proteção e expostos às nocivas e perigosas.
O que fazer para restabelecer esse equilíbrio tão importante na maquina humana? essa é uma da funções do seu médico nutrólogo. Nos dias atuais em que o tempo é o inimigo maior pelo corre corre forçando a se comer o que se encontra à mão e mais rápido, onde nem sempre o poder nutricional ou mesmo a higiene é suficiente essa batalha costuma ser vencida pelas bactérias nocivas que ingerimos e que vão aos poucos dizimando nosso exército de bactérias benéficas. Essa é a razão da busca crescente de pessoas aos consultórios médicos por vezes já advindas de inúmeras consultas e tratamentos sem resultado.
Esse nosso “Ponto de Encontro ”de hoje é um alerta a você , procure seu médico Nutrólogo e invista em sua saúde, sem bem maior.
w