DIETAS DA MODA, CUIDADO COM ELAS.
Como sempre acontece no período que antecede o final de ano, férias de verão e carnaval jovens e não tão jovens assim se acotovelam em clínicas salões de beleza,academias e até mesmo em locais que prometem milagres quando a finalidade é apresentar um corpo jovial de preferencia com uma silhueta que esteja dentro dos padrões exigidos pelos ditadores da moda. O risco começa quando essas pessoas procuram esses referidos locais que por ventura não possuem um corpo de profissionais especializados e conscientes das suas funções. Isto sem falar nos mais imediatistas naqueles mesmos que até pouco tempo atrás catavam nas bancas de revistas todas as publicações que prometesse um emagrecimento rápido e “saudável”,que hoje debruçam-se sobre a internet em busca das novidades em termos de dieta que diga-se de passagem são inúmeras e muito estranhas.
Nos últimos anos,a obesidade emergiu como um problema de saúde pública ligada fortemente as doenças como diabetes,hipertensão,carências vitamínicas,insuficiência cardiovasculares e ate algumas formas de câncer. Todos esses fatores médicos são importantes,mas essa não é a principal razão pela qual as pessoas se tornam obcecadas com a perda de peso e magreza. O motivo principal pelo qual queremos perder peso e gordura corporal é a vontade de parecermos,e nos sentirmos,melhores. Estar acima do peso na sociedade em que vivemos resulta em graves percussões emocionais,psicológicas e médicas.
Então todas as pessoas desejam ser magras e durinhas. Ninguém quer ter barriga de cerveja,”pneuzinhos”,coxas com culote,queixo duplo ou qualquer coisa balançando (Mauro Di Pascale). As mulheres devem ser magras,torneadas e sensuais. Os homens querem ser másculos,parecer musculosos e atraentes. Este é o desejo da maioria,mas poucos são capazes realmente de consegui-lo,por uma razão simples:Não existe milagre para emagrecer.
Nossa função como Nutrólogo é alertar a comunidade para o perigo das ditas dietas da moda. Muita já se falou disso e até mesmo nesse espaço já discorremos sobre esse assunto,porém somos surpreendidos a cada dia por novas falsas promessas que se intitulam de dieta trazendo ao corpo danos por vezes irreversíveis.
Muito frequente nas rodas que frequento as perguntas sobre as dietas cetogênica,mediterrânea,e nos últimos dias sobre o famoso “jejum intermitente” é importante lembrar que um bom planejamento alimentar executado pelo profissional Nutricionista nunca deverá deixar de conter os três elementos básicos da Nutrição: Carboidratos,Proteína e Gordura. O perfeito balanceamento destes principais nutrientes é que irá proporcionar em prazo adequado e não imediatista os resultados tão almejados.
O Médico Nutrólogo deve ser consultado para uma completa avaliação do estado nutricional do seu paciente visando o potencial vitamínico mineral um perfeito balanço hormonal e a indicação quando necessária de suplementos dietéticos. A compra de tais produtos por indicação de balconistas, treinadores físicos de academias sem formação acadêmica,esteticistas que deixam o seu campo de ação para invadir áreas que não dominam, fatalmente levam a resultados desastrosos em termos de metabolismo.
Um lembrete importante: estamos basicamente a 1 mês do Carnaval não ponha em risco sua saúde,seu equilíbrio físico e mental com uso de dietas restritivas e uso abusivo de produtos que prometem milagres e que são vendidos livremente na internet. Aceite-se como você é, e programe-se para nas próximas férias estar como você sonha ou seja dê um tempo a si mesmo para que o seu organismo trabalhe por você na conquista dos seus objetivos; então diante da exiguidade do tempo para desfrutar das folias momescas ou mesmo de dias maravilhosos de repouso numa praia tropical reduza o volume do que come dando especial importância aos carboidratos brancos,amidos que se transformam imediatamente em açúcar e logo em seguida em gordura acumulada no seu corpo. Prefira alimentos leves, uma boa porção de proteína,leite e derivados com menor teor de gordura, ingira bastante líquido fora das refeições e por favor pratique alguma atividade física mesmo que por meia hora pelo menos 4 vezes por semana. Você poderá até não parecer magro mas sua aparência despertará a atenção dos demais pelo melhor aspecto de uma pele saudável e de um organismo desintoxicado.
Concluindo quero dizer que não há um jeito fácil de perder peso e gorduras corporais,para conseguir estes resultados são necessárias muitas mudanças e alguns sacrifícios.
Ao atingir esse objetivo é necessário um comprometimento consigo mesmo para buscar sempre o suporte nos três profissionais que compõem o tripé do bem estar e da longevidade saudável. São eles:O Médico Nutrólogo,o Nutricionista e o profissional da Educação Física.
Até o nosso próximo Ponto de Encontro !
Contato – Aleksandra Carneiro Tels – 098 3235-9292 e 98908-0718