A Sarcopenia não é uma doença,mas sim uma consequência natural do processo de envelhecimento do ser humano. Sarcopenia (Do Grego,”pobreza de carne”) é a perda de massa e força na musculatura esquelética,como bíceps,tríceps e quádriceps com o envelhecimento. O processo pode estar relacionado tanto com ao avanço na idade cronológica,quanto ao não exercício muscular devido ao sedentarismo,desequilíbrios alimentares em Macronutrientes e uso de medicamentos como os hipocolesterolêmicos. Está muitas vezes associada ao quadro de inflamação crônica como a síndrome plurimetabólica e excessos de imunocomplexos que podem provocar sintomas osteoarticulares.
Com o envelhecimento cerca de um terço da massa muscular se perde começando a partir dos 40 anos com queda de 05% ao ano e aumentando ate cerca de 1% ao ano a partir dos 65 anos de idade essa perda de massa reduz a força muscular. Quando em combinação com a osteoporose a Sarcopenia resulta em significativa fragilidade frequentemente encontrada na população idosa tornando-os muito vulneráveis a traumas físicos.
Devido ao aumento da expectativa de vida da população mundial e por consequência da população idosa,a Sarcopenia vem se tornando uma questão de saúde cada vez mais relevante no mundo desenvolvido,pois ambientes públicos e comerciais precisam se adaptados para o número maior de idosos. A Sarcopenia é um importante indicador de fragilidade nas pesquisas feitas com pessoas,ligada à redução do equilíbrio,perda de agilidade,marcha cada vez mais incerta,quedas e fraturas.
O Médico Nutrólogo pode ser solicitado para atuar na prevenção e até mesmo na reversão do processo tendo como base uma alimentação de conteúdo nutricional balanceado,uma vida psicologicamente saudável e com a prática de atividades ou exercícios físicos de maneira consciente e com acompanhamento profissional tanto do Nutricionista como do profissional da Educação Física.
Vivemos a era da conexão e cada vez mais os profissionais da área da saúde tomam consciência de trabalhar de forma multidisciplinar. O conhecimento da Fisiopatologia e necessidades fisiológicas ligadas a cada fase da vida associadas a experiência clínica e os conhecimentos da Bioquímica e da Farmacologia por parte dos nossos Farmacêuticos nos possibilitam executar suplementações específicas e funcionais para cada tipo de doença como o caso da Sarcopenia,onde Fitoterápicos associados a vitaminas,sais minerais,colágeno,creatina,derivados proteicos do leite fazem a diferença na prevenção e controle da doença.
Procure pois,o seu médico Nutrólogo e previna-se contra a Sarcopenia e outras alterações musculares e degenerativas.
Até nosso próximo Ponto de Encontro!
Aleksandra (Secretária)