COMPULSÃO POR CARBOIDRATOS X PERDA DE PESO
COMPULSÃO POR CARBOIDRATOS
A compulsão alimentar é uma área ainda pouco abordada quando se tem como objetivo a perda de peso.
Estudos mostram que a Resistência Periférica à Insulina, acúmulo de tecido adiposo visceral (GORDURA INTRA ABDOMINAL) e a compulsão por carboidratos formam um círculo vicioso no metabolismo do indivíduo obeso ou não que culmina em SÍNDROME METABÓLICA.
A diminuição por compulsão de carboidratos deve se constituir numa das mais importantes abordagens para o controle de peso, principalmente nos pacientes que apresentam resistência a insulina e tecido adiposo visceral.
Nessa batalha o paciente tem que ser visto de forma mais ampla, não há como pensar apenas no centro de saciedade do Sistema Nervoso Central, antes no metabolismo do corpo “in totum”, focando na ação da insulina, na termogênese e na saciedade.
Sabe-se a muito que a concentração de serotonina no sistema nervoso central é associada à compulsão por carboidratos e uma das abordagens é metabolismo da serotonina .
A produção de serotonina no SNC (sistema nervoso central) a partir de 5-hidroxi-triptofano e triptofano demanda metabolicamente ácido fólico, piridoxina e a niacina, sendo que a niacina é importante nessa conservação, impedindo o metabolismo do triptofano e seus derivados.
Essa conhecida síndrome de compulsão por carboidratos pode ser corrigida e/ ou equilibrada.
Procure seu Médico N
utrólogo, para uma orientação adequada a seu caso. Não entre naquela de usar o mesmo “remédio” ou “dieta” do amigo(a). Lembre-se: o seu organismo é único e como tal merece respeito.
Até o nosso próximo Ponto de Encontro.
Pedro BRITO – médico nutrólogo membro Titular da ABRAN.
Pós –graduado em Medicina Pro- envelhecimento e longevidade saudável
Pela WOSAMM – Paris – França
Contato – Aleksandra (098) 3235-9292 // 98908-0718