HIPOTIROIDISMO SUBCLÍNICO, você já ouviu falar …
Todos sabemos que o Hipotiroidismo é uma doença que se manifesta por insuficiência de função da Glândula Tireóide.
Sabemos também de muitos sinais e sintomas dessa patologia, tais como : presença de Bócio (caroço na frente do pescoço),fadiga, pele sêca, dores articulares, prisão de ventre, ganho de peso, alterações de menstruação, perda de cabelos, edema(inchaço das pernas) etc.
O que poucos sabem é que entre o Hipo e o Hipertiroidismo, patologias que se situam nos extremos da linha, existe um longo caminho onde muitos de nós padecemos de um mau por vezes não diagnosticado pelo exame clínico ou testes laboratorias, digamos, convencionais.
É exatamente dentro desse longo caminho que se situa o HIPOTIROIDISMO SUBCLÍNICO. Graças a análises laboratorias mais específicas e a um exame clínico mais apurado podemos identificar e diagnosticar com certeza a doença antes mesmo que ela se estabeleça e mostre os sinais clínicos evidentes.
Uma das primeiras alterações é a elevação dos níveis de colesterol, que pode preceder em anos o início do Hipotiroidismo franco.
A atenção se volta para os níveis de TSH us, pois quando está elevado e o colesterol também fora dos padrões, o tratamento faz necessário.
É bom esclarecer que não existe Hipotiroismo com taxas de análises normais. Se há sintomas de hipotiroidismo, mas as taxas permanecem dentro do padrão, as queixas deverão ter outra origem.
Sugerimos que todos os homens aos 40 e as mulheres à partir dos 35 anos, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de Hipotiroidismo devam ter seu TSH us, dosado e se houver história familiar positiva, o rastreio deve começar antes ainda, principalmente nas mulheres.
A Medicina Anti-Ageing, desmistificou muita coisa !
Sua maneira de ver o paciente como um todo e não setorizado,explica a razão do sucesso de quem a pratica em todo o universo.
Até o nosso próximo Ponto de Encontro!