Por Pedro Brito • sexta-feira, 08 de julho de 2011
Em pleno século 21 ainda se fala de TRH(Terapia de reposição Hormonal) como um bicho papão. Tudo começou com um certo estudo em enfermeiras gordas e com distúrbios cardiológicos nos EEUU. onde foi utilizado um produto que tinha o nome comercial de PREMARIN e no seu seu conteúdo princípios ativos extraí -dos de urina de éguas prenhas. Naquela época toda mulher climatérica e com sin-tomas claros de fogachos,sudorese, insônia e distúrbio de humor, eram candidatas a usar tal produto e em geral nas mesmas dosagens como se tivessem sido “criadas ” em série. Os tempos mudaram e as pesquisas mostram os resultados de novos produtos de origem natural (vergetal) com estrutura química idêntica a aquelas produzidas pelo homem e pela mulher em seu sistema endócri -no(glândulas). Não confundir com fitoterápicos (produtos naturais)que apesar de serem do reino vegetal não possuem em sua cadeia química qualquer semelhança com a humana.
Hormônios Bio-Idênticos, encaixam-se perfeitamente nos receptores enzimáticos dos orgãos e das proteinas que os veiculam na corrente sanguínea. Protegem o Homem de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas como o câncer mamário, prostático bem como do mal de Alzheimer que tanto atemoriza o mundo moderno. Se faz necesssário que profissionais médicos procurem se inteirar da ação e benefícios e ou possíveis efeitos colaterais dos Hormônios Bio-idênticos para dessa forma esclarecer a seus pacientes dúvidas e oferecer segurança no seu receituário e acompanhamento do cliente. Cada pessôa tem suas necessidades específicas e com tal devem ser respeitadas e tratadas.O manejo da terapia de complementação hormonal não é privilégio de ninguem, qualquer profissional médico que queira utilizá-los poderá fazê-lo desde que se sinta preparado para tal.
A Internet oferece -cursinhos de final de semana -para “especialistas”. É lamentável que a nossa constituição não iniba tais publicações enganosas.. Trata-se de VIDA HUMANA. Ao decidir conhecer o que os hormônios podem fazer por você, como mantê-lo ativo física e mentalmente é de bom tom procurar um profissional especializado e atualizado nessa área. Até nosso próximo Ponto de Encontro!