Por Pedro Brito • sexta-feira, 17 de setembro de 2010
O comercio invade a saúde. O Homem iguala-se aos irracionais! Tudo é permitido quando o negócio é vender. Há poucos meses os meios de comunicação passaram a nos “vender”. Os suplementos alimentares balanceados e receitados pelo médico nutrólogo a cada paciente de acordo com as suas proprias necessidades assistiram a uma nova onda de concentrados proteico-carbo-minerais prometendo o milagre de substituir uma refeição, ajudar no emagrecimento ou aumentar de forma radical o ganho de massa muscular. Livremente comercializados até pela Internet, adentram os lares e o perigo ronda as familias principalmente aqueles que no afã de ter uma nova silhueta se deixam levar por falsas promessas.
Nós nutrólogos e os nutricionistas que ao nosso lado lutam na preservação da saúde pelos alimentos chamamos sua atenção especialmente em se tratando de jovens ainda em formação bem como nos idosos ou aqueles que por venturam portem qualquer alteração funcional em n ível renal ou hepático, uma vez que esses produtos possuem valores calóricos e ou proteicos por vezes incompatíveis com uma boa função orgânica.
“Portanto ao utilizar tais produtos industrializados use-os como complemento das refeições, acompanhando iogurte, leite, frutas ou saladas”, diz a nutricionista Fúlvia Gomes, da academia Bio Ritmo, em São Paulo. Ela pode ser consumida diariamente, porém fique atento à quantidade – alguns produtos têm calorias em excesso. Coma-a no café da manhã ou no lanche entre as refeições.
Melhor será com certeza consultar seu médico nutrólogo para lhe receitar um suplemento alimentar que como o próprio nome diz, lhe sirva de suplementação ao seu planejamento alimentar diário.
Até nosso próximo Ponto de Encontro.
Categoria NUTROLOGIA | Tags ração humana
Por Pedro Brito • quinta-feira, 16 de setembro de 2010
CIRURGIA DA INTIMIDADE
Hoje atendo a uma solicitação que me veio por e-mail de uma moça que prefere não se identificar. Ela porta os grandes lábios vulvares muito delgados e o “shape” de seu órgão genital externo, não lhe agrada e até lhe constrange na praia ou no relacionamento com seu parceiro sexual.
Por me conhecer a tempo como médico de formação básica em ginecologia inclusive com especialização em cirurgia da intimidade resolveu me escrever pedindo um “ help”. Foi informada pela imprensa leiga e pesquisou na internet caminhos “mais fáceis” para a solução de seu problema. Encontrou profissionais que prometem uma nova vulva , cheinha, bonitinha sem necessidade de qualquer intervenção cirúrgica, bastando apenas uma aplicação de uma substancia conhecida como metacrilato que por ser estéril não apresenta nenhuma contra-indicação e nem necessita de anestesia ou sala cirúrgica para realizar tão simples procedimento.
Daí a pergunta : Dr. Pedro o senhor faz essa injeção na minha vulva? quero meus grandes lábios maiores e o púbis mais expressivo.
Estimada leitora do nosso Blog, eu como médico ginecologista,cirurgião geral, cirurgião estético, tendo inclusive feito vários cursos com o criador da Bioplastia, Dr. Nacul, pertenço à classe dos mais observadores,não realizo e nem recomendo tal procedimento a nenhuma paciente. Motivo? Considero a genitália algo delicado demais para receber um produto químico que contem micro-partículas e que assim sendo tem natureza permanente não absorvível. Ora, todos sabemos que no climatério quando o estrogênio tem seus pulsos diminuídos, mesmo diante de uma terapia hormonal bio- idêntica o conjunto vulva-vagina sofre um processo de hipotrofia(gordura e músculos de atrofiam) enquanto que essa substancia injetada não sofrerá tal processo natural e teremos como resultado uma “sacola de pele e restos musculares cujo conteúdo nada mais será que aglomerados de metacrilato envolvidos em tecido fibroso”, com aspecto nada estético.
Sou filiado à FEBRASGO(federação brasileira de ginecologia e obstetrícia)membro titular da SBME(sociedade brasileira de Medicina Estética) e esta nos dá normas de conduta que costumo seguir. Em nosso penúltimo congresso tais implantes foram discutidos e a conclusão foi direta- Não se deve usar, mesmo que em pequenos volumes, pois o tecido vulvar é frouxo e uma possível migração desse material injetado poderia levar a complicações imprevisíveis. Só para citar dois exemplos: uma possível migração para a área clitoriana poderia dificultar o orgasmo e uma alteração do orifício e/ou terço externo da uretra que nas mulheres é bem curta e sensível pode desencadear incontinência urinária pela modificação do ângulo da uretra vaginal.
Nossa solução para esse problema tão freqüente dentre a mulheres é uma lipoescultura por seringa realizada sob sedação e anestesia local, em bloco cirúrgico com todos os cuidados que se fazem necessário para tal fim.
Somente à título de informação, fomos pioneiros aqui no Maranhão em se tratando da cirurgia da intimidade logo após trabalhos realizados com a cirurgiã plástica cearense Yhelda Felício que possui inclusive livros publicado com esse tema. Já proferi palestra para médicos em congresso da SOGIMA(sociedade de ginecologia e obstetrícia do Maranhão)abordando esse assunto.
Maiores informações podem ser dadas em consulta médica aqui na Harmonia Clinica de Medicina e cirurgia.
Até nosso próximo Ponto de Encontro.
Categoria MEDICINA E ESTÉTICA | Tags metacrilato-vulva
Por Pedro Brito • domingo, 12 de setembro de 2010
Antes mesmo de setembro chegar,ainda agosto, as margens de nossa Br 135 se engalanaram revestidas de amarelo ouro. Eram os Pau-D’arcos que perdem suas folhas e se encobertam de flores de um amarelo encantador.É uma festa para os olhos e uma janela aberta para a alma. É um bom tempo para tal qual nossas árvores,trocarmos de hábitos e viver uma vida mais leve e saudável. Saudemos pois esse novo tempo.
Até nosso próximo ponto de encontro.
Categoria QUALIDADE DE VIDA
Por Pedro Brito • sábado, 04 de setembro de 2010
Todos sonham com uns dias de férias.Pena que poucos criam para si esssa chance de relaxar o corpo e principalmente a mente.Aproveitando um evento familiar que é o batismo de minha netinha Marina Menescal Ribeiro de Brito aqui em Porto,decidi passar com a família alguns dias nessa paradisíaca praia cravada no litoral pernambucano que pela sua beleza natural, arrecifes,águas cristalinas, peixinhos de um colorido inimaginável se tornou famosa por todo o mundo.Ainda que de férias não consigo me desligar de voces e assim aqui estou batendo o ponto em nosso “PONTO DE ENCONTRO”. Hoje repito o que já venho falando há muito tempo:qualidade de vida é algo que todos podem e devem ter.Devemos estabelecer como meta fundamental uma real mudança em nosso rítmo de vida.Trabalho sim, atividade física sim porém um “dolce far niente” não faz mal a ninguem.Não há necessidade de locais caros,roteiros exóticos, por vezes ao lado de nossa casa ou logo ali como costumamos dizer descobrimos uma seara saudável, um local descontraído e propício ao relaxamento e bem estar.
Até breve! enquanto isso me divirto e relaxo em Porto de Galinhas.
Categoria QUALIDADE DE VIDA