Depois de algumas semanas onde viagens, cursos, seminários e seqüencia de procedimentos cirúrgicos se sucederam, estou de volta para continuarmos dando uma olhada rápida porem firme nos princípios que regem a Medicina Anti-Aging.
Antes comentamos o item Qualidade de Vida, hoje falarei sobre o que seja uma dieta ou como melhor denominamos um: PLANEJAMENTO ALIMENTAR SAUDÁVEL.
Comer bem, não significa comer muito. Os franceses nos ensinam isto de uma forma explicita. Comem bem sem encher o estomago deixando “espaço’ para que se processe uma boa digestão.
Sendo o estomago um órgão elástico torna-se fácil compreender essa noção da física na orientação alimentar. Saia então, da mesa ainda com uma pequena vontade de comer; verá que pouco tempo depois você se sentirá saciado.
Tão importante o “quanto comer” é estabelecer uma freqüência alimentar adequada. Ideal é dividir o que comemos em 6 refeições diárias. Comendo menor quantidade com freqüência modulada nos sentiremos saciados,não acarretaremos um trabalho excessivo ao processo digestivo tendo portando um dia cheio de disposição para as tarefas programadas e uma noite de sono tranqüila.
A nutrologia médica desaconselha a utilização das famosas dietas da moda. Dieta da lua, do sol. do inverno,da sopa, do abacaxi,do sangue etc, etc. Em geral são dietas não balanceadas que poderão acarretar problemas metabólicos sérios a quem as põe em pratica.
Planejamento alimentar é algo individualizado, personalizado. Receitado pelo nutrólogo deve receber as orientações do nutricionista, profissional de saúde preparado para adaptar as necessidades do organismos ao gosto de cada cliente. O papel do profissional da nutrição é fundamental e indispensável ao médico nutrólogo e seu cliente, pois só ele tem o dom de afastar o fantasma das dietas repetitivas,pouco saborosas e por vezes impraticaveis, tornando-as saudaveis, saborosas e nutricionalmente corretas.
Invista na sua saúde, “você é o que você absorve de suas refeições.”
Agende uma consulta médica com seu nútrologo e viva mais com melhor qualidade de vida.
Até o nosso próximo “ponto de encontro”.
Excelente artigo!
Eu mesma pude constatar a eficiência de um planejamento alimentar saudável, durante 6 meses, com acompanhamento de uma nutricionista, onde obtive ótimos resultados.
Um grande abraço