No ocidente crescemos tendo medo de agulha.Puro preconceito, lenda ou temores infantis que nos são impostos pelos adultos.Do oriente berço da milenar técnica importamos os seus conceitos e práticas. A Medicina chinesa tem certamente visões diferentes da ocidental, mas hoje elas se entrelaçam e somam forças sempre com objetivo de dar ao homem uma melhor qualidade de vida. Antes usada somente no alivio dores, a acupuntura atua hoje num leque vasto variado. Antes tida como medicina alternativa, hoje é reconhecida pelo CFM (conselho federal de medicina) que regula a sua prática. Funciona tendo como base a energia que flue por nervos e músculos do nosso corpo. “Uma agulha gera estímulos que chegam ao cérebro e promovem a liberação de substancias capazes e dminuir um incômodo e gerar bem estar.”(K.Cheng).
Assim agulhas postas em locais estratégicos aliviam sintomas e tratam doenças como problemas intestinais, dores de cabeça de origem física ou emocional, dores nas costas,lesões esportivas e porque não ansiedade e depressão.
Estudos mais recentes comprovam a ação da acupuntura na estética.Rugas e flacidez podem ser atenuadas pelo estímulo das agulhas. É necessário conhecer o mapa das picadas,meridianos e profundidade da aplicação das agulhas, pois caso contrário efeitos deletérios ao corpo podem surgir comprometendo a saúde.
Se ainda não conhece os benefícios dessa técnica o primeiro passo é procurar um médico com especialização em acupuntura.(www.cmacupuntura.org.b ) pois somente alguem que domina a anatomia pode avaliar e determinar que tratamente deve ser estabelecido e como bem executá-lo.AC
a pedido esta matéria está sendo republicada. Realmente a acupuntura é algo que somente quem conhece sabe seu realvalor. um abraço.