Homenagem ao jornalista João Lisboa, é uma das antigas e belas praças de São Luís com um conjunto arquitetônico que inclui o Convento e Igreja do Carmo,entre outros prédios históricos.
Ligada a fatos históricos importantes como a batalha entre holandeses e portugueses, local da primeira feira ou mercado da cidade, do primeiro abrigo público, e do pelourinho destruído após a Proclamação da República.
No largo realizava-se a Festa de Santa Filomena, acontecimento de grande importância na vida da cidade. Em 1901, recebeu a denominação de Praça João Lisboa em homenagem ao escritor e jornalista maranhense João Francisco Lisboa que ali residiu.
Em 1918, ele foi homenageado com uma estátua de autoria de Jean Magrou. O largo sofreu inúmeras reformas e recebeu a denominação de Largo do Carmo devido ao Convento e Igreja Nossa Sra. de Monte Carmelo.
Fique com um registro feito em P&B, equipamento usado câmera Fuji XE1 objetiva 50 mm nikkor 1.4 AIS com adaptador Fujinon , dessa bela praça.
Fontes: Arquivo Noronha Santos/IPHAN
Eu sou saudosista sempre que passo pela Praça João Lisboa, lembro de todos aqueles monumentos,ali era passagem obrigatória para o Cine Roxi e Eden os encontros com os outros Atletas de outras agremiações,era o Pont da época.