Foto do dia
Ondas agitadas, assim amanheceu na praia de São Marcos na Avenida Litorânea. Uma ótima ressaca de uma sexta feira.
Ondas agitadas, assim amanheceu na praia de São Marcos na Avenida Litorânea. Uma ótima ressaca de uma sexta feira.
19 de Agosto dia mundial da fotografia.Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado.[Daguerreótipo] Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da câmara obscura, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.[Cartier-Bresson] Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por apresentar o mundo à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única “capaz de captar a alma humana”. Ou, como diria Evandro Texeira um dos miores fotógrafos do Brasil. ” Mais do que o seu visor, é a sua visão.”“.
Em homenagem todos aficcionados pela arte, com algumas imagens de um grande idolo meu do fotojornalismo brasileiro Evandro Texeira, tenho a honrra de te-lo como e um grande amigo. fiquem com algumas imagens de me ensinaram muito e é fruto de inspiração para muitos.
Evandro Teixeira e eu, durante a abertura da exposição fotográfica no Rio de Janeiro.
Há 70 anos, com Vidas Secas, Graciliano Ramos apresentou um dos retratos mais contundentes do Nordeste brasileiro e sagrou o livro um dos grandes clássicos da literatura nacional. Pra celebrar sete décadas, será lançada uma edição especial ilustrada com fotografias de Evandro Teixeira, uma lenda viva do fotojornalismo, permeando o texto clássico.
Pra elaborar o livro, o fotógrafo visitou o sertão do Alagoas e Pernambuco, registrando a situação atual dos lugares que deram vida aos personagens do texto de Graciliano. Neste livro, o leitor acompanhará o mundo real – registrado por Evandro – e o imaginário – de Graciliano – dos sertanejos. Fabianos, sinhás vitorias, meninos e baleias: todos continuam lá, de certa forma. “Foi gratificante revisitar Alagoas e Pernambuco com o olhar guiado por Vidas Secas. Nessa viagem, a todos reencontrei: homens e mulheres, crianças e animais, secas e chuvas, intempéries sempre ao encalço do homem. Suas vidas, suas lutas, suas baleias. Mas encontrei também o que Graciliano certamente gostaria de presenciar: um inegável olhar de esperança no futuro e uma nova afetividade no homem do sertão, antes tão somente árido, dramático e seco”, diz Evandro na abertura do livro editado pela Editora Record. Entre as cidades visitadas por Evandro, Qebrangulo, onde Graciliano nasceu; Buíque, onde viveu parte da infância; e Palmeiras dos Índios, de onde foi prefeito.
Pra ler e ver.
Cena comum no trânsito de São Luís, O flagra foi feito na avenida dos Franceses na Alemanha. O problema é que os pedestres não respeitam suas próprias vidas e atravessam a avenida num ponto onde os carros andam em alta velocidade, colocando em risco vidas.
Crianças brincando em lixão na beira de um esgoto que tira a tranquilidade dos moradores do coroado.