O discurso do chefe da Casa Civil estadual, Luís Fernando Silva, destacou a importância de um evento como o Líder Nordeste 2011 para São Luís (quiçá para o estado!). O evento – que reuniu nessa quinta, 02, e sexta, 03, jovens lideranças empreendedoras de várias partes do país, sobretudo do Nordeste – foi uma iniciativa da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA), entidade que também foi enaltecida na fala do representante do Governo do Estado na noite de abertura do LN 2011.
Em linhas gerais, Luís Fernando reconheceu que tanto a entidade quanto o evento comandado por ela são bastante pontuais para o desenvolvimento empresarial de nosso estado, haja vista a fatia cada vez maior de jovens que estão enveredando como empreendedores. Iniciativas como essas estreitam as relações entre os futuros líderes maranhenses, criando situações e oportunidades que só farão crescer profissionalmente e fomentar nossa economia.
Porém, apesar do trabalho árduo de Rafael Sombra, presidente da AJE/MA, e dos demais membros da entidade, no sentido de divulgar o Líder Nordeste 2011 para os interessados no assunto, entre os quais, a classe universitária, o que foi visto no auditório do Hotel Luzeiros, na noite dessa quinta, foi uma audiência tímida em relação ao significado do evento. Uma pena!
O mesmo não pode ser dito das autoridades estaduais. A lista de nomes que compuseram a mesa da solenidade de abertura ia da deputada estadual Gardênia Castelo; Liviomar Macatrão, secretário municipal de Turismo; Haroldo Cavalcanti Jr, presidente da ACM-MA; Jura Filho, sec. estadual de Assuntos Estratégicos; ao próprio Luís Fernando. Também na tribuna, o goiano Marduc Duarte, presidente do Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), entidade, aliás, a qual a AJE/MA é submetida. Marduc veio a São Luís com um entourage do CONAJE, entre eles: o vice-presidente, Henry Canfield, e o coordenador de conteúdo Alexandre Prates (palestrante da sexta-feira).
Após os passos protocolares da solenidade, os presentes foram brindados com uma palestra de Milton Hobus, prefeito de Rio do Sul, Santa Catarina. Homem de origem simples que venceu através da força de seu trabalho, Milton se tornou um empresário próspero e gestor público de êxito. Entre outras coisas, Hobus falou do seu bem-sucedido projeto educacional de incluir a disciplina “Empreendedorismo” ao Ensino Fundamental da rede pública de sua cidade. Segundo ele, conceitos como esses precisam ser trabalhados desde criança nos futuros empreendedores, não apenas para posicioná-los melhor no mercado de trabalho, mas para incutir noções éticas e sociais. Muito bom!Na primeira noite do Líder Nordeste 2011: Rafael Sombra, presidente da AJE/MA; Gabriel Amorim, eu blogueiro, Maria Adriana Sarney, Marina Reis (membro da AJE) e Wendell Gomes; Henrique Almeida, Ted lago, Felipe Mussalem, Fillipe Lima e Daniel Sombra; os sec. estaduais Jura Filho e Luís Fernando Silva; dep. Gardênia Castelo; o sec. estadual de Indústria e Comércio Maurício Macêdo, que também esteve na platéia do LN; Lula Filho e Michelle Godinho, da AJE; Dayse Dias Vieira entre filha e pai, Raquel e Adroaldo Souza. [Fotos: Carlos Brasileiro]