Zygmunt Bauman é tema de novo texto de Bruno Dauilibe

1comentário

Após um bom hiato longe dos teclados, o cronista Bruno Duailibe – cujos textos são reproduzidos neste blog – está de volta. Desta vez, trazendo considerações a respeito do pensamento de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês de extrema importância para o contexto atual, que nos deixou no início deste ano.

A crônica em forma de homenagem aborda, entre outras ponderações, sobre o consumismo pós-moderno tão analisado por Bauman. Junto dela trazemos o vídeo “Man” de Steve Cutts, ilustrador e animador inglês, cujas ideias – vocês vão conferir no mini filme – calham perfeitamente com o tema da crônica. Dá play pra conferir e depois, delicie-se com mais este texto de Bruno – publicado na edição de O Estado MA do último fim de semana.

Da juventude na sociedade do consumo

Atento às inúmeras modificações às quais assistiu no curso de seus 91 anos, o já saudoso Zygmunt Bauman partilhou com clareza as características do homem e do mundo contemporâneo. Para ele, vivemos numa sociedade líquido-moderna, cujos membros estão sempre apressados em obter os produtos que lhes oferecem bem-estar e a descartar rapidamente aqueles que já não mais os satisfazem como outrora. Não há tempo para a solidificação da relação e as realizações pessoais não devem ser perenes, já que se modernizam de modo constante, de acordo com novas e imprevisíveis necessidades, desejos ou impulsos.

Nesse modo líquido de viver, todos estão voltados para o tempo presente, negligenciando o que virá, a ponto tal que o citado sociólogo em entrevista divulgada em 19.02.14, na página eletrônica da Revista Época, afirmou que poderíamos falar no “fim do futuro”. É que, na exata medida em que somos protagonistas e agentes do hoje, deixamos de pensar na virtuosidade de nossa conduta e de agir para alcançar um projeto de sociedade.

Assim deduzir não é exagerado, se pensarmos que as características da sociedade-líquida são reforçadas para as gerações que chegam à sociedade consumista e que devem estar plenamente integradas a ela quando atingirem a idade adulta. Bauman explica que, para tanto, as crianças contemporâneas são moldadas, desde o berço, para serem consumidores ávidos e informados que atenderão à necessidade de incentivar as relações de consumo para além de propulsionar o crescimento econômico.

Atingir tal fim não é difícil quando as crianças observam seus pais e passam a ser concebidos como seres conscientes e capazes de escolher por um marketing especializado que está pronto a estimular incessante insatisfação e novos desejos. Como resultado, o mercado de produtos infantis se expande e meninos e meninas passam a influenciar diretamente no que será consumido pelos seus genitores.

Por outro lado, à proporção que são estimuladas a perceber que precisam obter um produto para ser um tipo determinado de pessoa, passam a se sentir inadequadas socialmente quando não conseguem obtê-lo, já que o ser, a felicidade e a dignidade humana encontram-se diretamente relacionados à capacidade de ter bens de consumo. Não é difícil supor que, alfim desse processo cíclico de consumismo, os laços emocionais e de formação de identidade sejam atrelados a objetos e marcas.

E na base da pirâmide social, os efeitos das garras da sociedade líquida não são menos perversos. Os jovens excluídos sentem-se desvalorizados no meio social e carregam o estigma de uma vida sem realizações, sem significado e sem prazer. Com o incremento dos objetos de desejo que passam a rodeá-los, podem ainda nutrir sentimentos de raiva, humilhação, incitando o impulso de destruir o que não podem ter. Porém, no mais das vezes, os excluídos são ignorados. O mesmo ocorre com outros estilos de vida, os quais também podem ser julgados como repulsivos e dolorosos.

O ângulo estreito por meio do qual a maioria dos membros da sociedade consumista enxerga a vida não permite que se vislumbre mudanças sociais, nem que se perceba que o ritmo imprimido pelo mercado fatalmente conduzirá à exaustão dos recursos disponíveis, com débitos incalculáveis para o meio ambiente e para os frenéticos consumidores que habitarão o mundo.

Essa preocupante visão de Bauman, descrita em “Vida líquida” (Zahar, 2009) e tecida igualmente em “Sobre educação e juventude” (Zahar, 2013), não dever ser, contudo, motivo para desespero. É que, segundo mencionou na citada entrevista de 2014, falar e escrever sobre as características da sociedade pós-moderna não expressava pessimismo, mas o olhar de um homem esperançoso.

Tanto assim que entendia que a juventude poderia tomar as rédeas desse curso, recuperando o interesse e a atenção para os aspectos comuns da vida e portando-se de forma diferente do modo como a maioria se comporta, através de uma “revolução cultural” capaz de gerar plena libertação da indução às compras e aos gastos. Na composição desse cenário, a educação, sempre ela, continua a exercer o papel dominante de preparar os jovens para a realidade que terão que enfrentar, tornando-os conscientes quanto ao adestramento que sofrem e desenvolvendo mentes menos obtusas aos fragmentos de informação que circulam essencialmente pela rede de computadores.

Pensando fora do círculo vicioso do estilo de vida líquido, esses jovens poderão vislumbrar que a coexistência humana e a vida social constituem o bem comum para, assim, semear as soluções dos problemas criados na sociedade do consumo. Eles podem até ser poucos, imperceptíveis, invisíveis no começo até, porém, se direcionados por um propósito comunitário, poderão, quem sabe, construir um futuro para a maioria.

Bruno Duailibe
Advogado. Graduado pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduado em Direito Processual Civil no ICAT-UNIDF

1 comentário »

A maranhense Pablo Vittar desponta no pop nacional

0comentário
O ludovicense Phabullo Rodrigues da Silva ganha o Brasil como Pabllo Vittar (Foto/Reprodução: jornal O Globo)

Um dos destaques da coluna Oton Lima do último fim de semana:

“Com a estreia da nova temporada do (excepcional!) ‘Amor & Sexo’, é caminho natural o retorno de Pabllo Vittar aos holofotes. A drag queen maranhense, aliás, só perde para a apresentadora Fernanda Lima na repercussão em torno da atração global que volta a ser transmitida pela TV Mirante nas noites de quinta.
Ainda mais agora, que, junto do programa, onde assumira os vocais da banda desde a temporada passada, Vittar anda às voltas com o lançamento do primeiro álbum, ‘Vai Passar Mal’.
O disco vem na esteira do sucesso estrondoso de ‘Open Bar’ (cujo vídeo, de 2015, teve mais de 1 milhão de visualizações no Youtube em menos de 4 meses). Ao que indica os números, nossa drag é mesmo rainha – pelo menos da Internet.

Com álbum lançado há apenas duas semanas, as faixas já atingiram mais de 3 milhões de visualizações no aplicativo de música Spotify. São 141 mil seguidores no Instagram, 110 mil no Facebook e 25 mil no Twitter — por dia, ela arrebanha pelo menos mil novos fãs (que ajudam a viralizar suas músicas) em cada uma das redes sociais.

Aos 22 anos, com parte da infância e juventude vivida nas cidades de Bacabal e Caxias, Phabullo Rodrigues da Silva, ou melhor, Pabllo Vittar chega ao Pop nacional com musculatura de gente grande. Seu novo trabalho mixado e masterizado em Los Angeles por Gorky e Turbotito (do duo Poolside, que já trabalhou com Ke$ha). E conta com a colaboração de Diplo (produtor de nomes como Madonna e Britney Spears), que deu à cantora a base da música de ‘Então Vai’, uma das promessas de Vai Passar Mal. O mesmo Diplo autor de ‘Lean On’, cuja versão Open Bar alçou a drag maranhense ao estrelato. Foi o produtor, inclusive, quem divulgou a versão em seu perfil no Twitter. E não economiza nas palavras à cantora: ‘Adoro a vibe e a atitude da Pabllo Vittar. Ela é muito cheia de estilo e, ao mesmo tempo, muito punk rock'”.

sem comentário »

Lino Diaz agora é MC Musttache. Entenda a mudança…

2comentários
Lino Diaz assume a identidade de MC Musttache, alter ego artístico do maranhense que encarna um funkeiro (Foto/Divulgação)

Lino Diaz, indiscutivelmente, tem a inquietude nata dos artistas circulando em suas veias.

Há cerca de uma década, o maranhense se mudou para São Paulo, onde se jogou com tudo nas artes cênicas, com formação na SP Escola de Teatro, tendo atuado em uma série de espetáculos teatrais e peças publicitárias. Nesse ínterim, deu rasante na Califórnia para curso na Los Angeles Film School; na volta ao Brasil São Luís? Nem pensar!, se instalou de vez no Rio, onde se encontrou. Ou teria se perdido?

Bom, deixa eu explicar direito: pelo menos artisticamente falando, “Lino Diaz” não existe mais. O rapaz resolveu barbarizar de vez, dando vida ao alter ego “MC Musttache“. Que o próprio define como “um renascimento”, agora como funkeiro.

A repaginada, inclusive, vem com canal o Youtube e perfis novos nas redes sociais. Tudo para promover o single “Liga Pra Mim“, uma versão cover do hit “Hotline Bling” do famoso rapper Drake. Trabalho que a cena carioca, tinha que ser, vem recebendo com receptividade. Mas não pense que a investida é um abandono total ao universo dos atores. Lino, ops!. Mc Musttache está recebendo as bençãos de nomes incensados entre a nova safra dramatúrgica carioca.

O maranhense foi alçado ao posto de “muso” do bloco de rua “Sereias da Guanabara“, composto pela turma artsy carioca. No próximo dia 2, o projeto abre a temporada carnavalesca do Teatro Rival.

Pelo visto, a versão “Musttache” do nosso artista já se inicia bem!

2 comentários »

MA (muito!) bem representado no desfile da Mangueira

0comentário
Nossa Marrom Alcione, musa inconteste da “Verde e Rosa”, com a rainha de bateria Evelyn Bastos, durante feijoada na quadra da escola, na Zona Norte do Rio (Foto/Reprodução: Thiago Mattos/O Dia)

Ter Alcione no desfile da Estação Primeira de Mangueira na Marquês de Sapucaí já é, digamos, alegoria dada como certa. Nossa Marrom – como se sabe, “Verde e Rosa” de coração – tem sempre lugar de honra, seja como destaque de carro ou mesmo no chão. Onde, aliás, costuma provocar reações as mais entusiasmadas do público.

A novidade com toque de Maranhão no desfile da Mangueira deste ano fica por conta da modelo Ana Carolina De Dea. A beldade foi escolhida para representar a Iemanjá durante a apresentação, que traz o enredo “Só com ajuda do santo”. A julgar pelo entusiasmo de Carol nas redes sociais, o rasante promete ser meteórico. No que depender do “samba no pé”, ela já está com a lição afiada!

Lembrando que a escola foi campeã em 2016, homenageando Maria Bethânia. A Mangueira será a 3ª a desfilar na segunda-feira (27), pelo grupo especial.

Ana Carolina De Dea (Foto: Instagram)
No evento da Mangueira no último fim de semana, a maranhense se rendendo em homenagem à bandeira da Verde e Rosa (Foto: Instagram)
sem comentário »

Nedilson Machado traz de volta Feijoada de Honolulu

0comentário
Nomes expressivos nas altas rodas da Ilha como Danielle e Alfredinho Duailibe estão entre as presenças aguardadas por Nedilson Machado, em sua tradicional Feijoada de Honolulu 2017 (Foto/Reprodução: Eduardo Brandão)

Nedilson Machado promete movimentar a península da Ponta D’areia, neste sábado, 28/01, com sua tradicional Feijoada de Honolulu, que volta ao Praia Mar Hotel, palco de memoráveis edições do agito pré-carnavalesco.

A programação do “feijão folia” mais quente da temporada conta com Pepê Junior, Ailana Lee, Vamu di Samba, Feijoada Completa e Dj Bolacha. A produção é assinada por Nacor Holanda

Animou? Ingressos-camisas disponíveis nos seguintes pontos: Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha) e Lacoste (Av. dos Holandeses).

sem comentário »

No embalo do pré-carnaval, Macau traz “Fuleragem”

0comentário
O casal Felix Machado Jr e Ingrid Sereno – ele, representante da vodca portuguesa Purple, que está apoiando a volta da Fuleragem – na foto com DJ Macau, idealizador da festa (Foto/Divulgação)

Após hiato longe da programação noturna de São Luís, a balada Fuleragem está de volta nesta sexta, 27/01, pegando carona na animação que toma conta da cidade neste período de prévias carnavalescas.

Pra quem não conhece, a festa é uma sacada do DJ Macau, conhecida pelo “samba do crioulo doido” (que fique claro: no melhor sentido da expressão!) que traz para a pista de dança, reunindo ritmos e canções improváveis e inusitados.

A nova edição da Fuleragem, sob assinatura da Life Produções, acontece na Casa das Dunas, e traz, além do próprio Macau, as seguintes atrações: os DJs Claudinho Polary e Only Fuego e a banda Mix in Brazil. O projeto conta com o apoio da Purple Vodka. E, como costuma ser, promete casa cheia e feliz! #jámesinto

sem comentário »

Almoço do PH Revista em novo endereço

0comentário
Na edição 2016 do almoço de carnaval do PH Revista, o anfitrião Pergentino Holanda entre Gustavo Amorim e Rodrigo Klamt Motta (Foto/Reprodução: Miguel Viégas)

Mudar para manter-se o mesmo! A máxima, certamente, é uma espécie de mantra seguido por Pergentino Holanda. Sobretudo quando se trata de suas produções, que se mantêm ao longo de mais de 3 décadas como as mais disputadas do Maranhão. Entre as quais, o Almoço de Carnaval do PH Revista – de longe, a mais cercada de expectativa entre a seleta lista de convidados do colunista.

Pois será exatamente a edição deste ano do almoço pré-carnavalesco a ser marcada por uma mudança emblemática em se tratando das festas de PH. Marcado para 18 de fevereiro – como sempre, no sábado magro de carnaval -, o evento está de endereço novo: a casa de festas Palazzo, entre os bairros do Olho D’água e Araçagi, que passa a receber o almoço pela estrutura de ponta que oferece.

No mais, o almoço segue com o script que o consagrou, tendo Cíntia Klamt Motta como responsável pela decoração; e Tereza Martins, na condução da lista de convidados. Ah, e pra quem deseja antecipar a produção: o tema deste ano é África.

sem comentário »

Tiago Iorc tem show marcado em São Luís, oba!

0comentário
Tiago Iorc, que faz seu primeiro show em São Luís em fev/17 (Foto/Reprodução: Bruna de Lima/site Agita Ih)

Bastou ventilar que Tiago Iorc, enfim, faria sua estreia nos palcos de São Luís para os fãs locais entrarem em polvorosa. A partir de então, se instaurou uma verdadeira força-tarefa de “F5” na seção “agenda” da página oficial do cantor, a fim de se confirmar a data do show por estas plagas.

Bom, até o momento da publicação deste post, ainda não há data confirmada no site do rapaz. No entanto, o produtor Nelson Piquet afirma com todas as letras, em perfis nas redes sociais, que Iorc vem, sim, ao Maranhão no dia 19 de fevereiro. O show “Troco Likes Ao Vivo”, inclusive, já tem local marcado: o Espaço Renascença; e venda do primeiro lote de ingressos anunciada para esta quinta-feira, 19/01, nos seguintes pontos: Bilheteria Digital e Lacoste (Av. dos Holandeses). Ou seja: fãs ludovicenses, comemorai…

sem comentário »

Luau do Massari está de volta no fim de semana

0comentário
Lanternas que iluminaram a última edição do Luau do Massari (Foto/Reprodução: Facebook)

A semana começa embalada pela expectativa em torno da primeira edição de 2017 do Luau do Massari. A Piquet Produções volta com a balada nesta sexta-feira, 20/01, a partir das 22 horas, reunindo reggae e música eletrônica na mesma pista. Mistura musical mais que consagrada entre os baladeiros locais, que costumam ocupar o Cozinha Massari, em frente à praia do Olho D’água, sempre que a casa recebe essa festa. A parcela “roots” da noite fica por conta de Andrezinho Vibration e Neto Myller; já o “bate-estaca”, a cargo do trio Lucas neivas, Murilo Vsn e Matteus Galizza. Ou seja: o som pro-me-te! Ingressos antecipados na Lacoste (Av. dos Holandeses), Calhau Conveniências e Natureba (Av. Litorânea).

sem comentário »

Tragédia: Fábio Victor Araújo nos deixa precocemente

4comentários
Fábio Victor Araújo (de branco), no lançamento de uma de suas academias, com o irmão Flávio e a mãe, Socorro Araújo, que vem a ser secretária de Turismo do Município de São Luís (Foto/Kayo Sousa)

Impossível não remeter ao clichê que diz que “os bons se vão cedo demais”.

Foi com perplexidade e profunda tristeza que recebemos a informação do falecimento de Fábio Victor Araújo Costa, na manhã desta sexta-feira 13, vítima da irresponsabilidade no trânsito. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, “o condutor de uma picape Corsa entrou em contramão e colidiu frontal” com a motocicleta que Fábio guiava próximo à Bacabeira, na BR-135.

Ainda de acordo com informações oficiais, “ele se deslocava em um grupo de motociclistas, de São Luís para Teresina” no momento em que essa tragédia selou seu destino.

Fábio era presença recorrente no blog. Jovem admirado por todos que o conheciam, era de uma educação e gentileza singulares. Compromissado com o trabalho e muito dedicado à boa forma física. Tanto que vinha fazendo um caminho promissor como dono de uma rede de academias. O verdadeiro protótipo do bom rapaz.

Indiscutivelmente, uma grande perda!

4 comentários »
https://www.blogsoestado.com/otonlima/wp-admin/
Twitter Facebook RSS