A “polêmica” em torno do recém-lançado clipe de Lady Gaga me faz questionar até quando algumas pessoas vão insistir em certos posicionamentos medievais.
O videoclipe de “Til It Happens To You” (Até que Aconteça com Você, em tradução livre), canção escrita especialmente para o documentário “The Hunting Ground“, que discute os números preocupantes de violência sexual nos campus das universidades americanas, traz cenas de estupros logo no início do apresentação. Foi o suficiente para despertar uma avalanche de reações reprovadoras nas redes sociais (onde mais?).
Entre os argumentos de acusação à cantora, está o de que ela está explorando a violência contra as mulheres para promover sua carreira; e que o vídeo pode acabar estimulando que mais casos de agressão sexual aconteçam, devido a uma “glamourização” do estupro. Isso sem contar em outros despautérios de natureza semelhante.
Bom, estamos cansados de saber que 1) flertar com temas polêmicos é tipo uma prerrogativa para qualquer astro pop que se preze e 2) Lady Gaga não precisa de tal expediente para promover sua carreira (que aliás, está numa fase bastante fecunda e sóbria – para os padrões Gaga, lógico). Para completar, essa historinha de que glamourizar comportamentos reprováveis pode estimulá-los ainda mais é, no mínimo, ingênuo da parte de quem o acredita. Se essa lógica fosse aplicável, bastaria que só se mostragem bons exemplos em trabalhos artísticos para que se eliminassem os problemas do mundo. Paciência, né?!
O vídeo, pelo contrário, é bastante pertinente e pode servir de alerta para uma situação que, muitas vezes, é enfrentada silenciosamente por suas vítimas. Dá o play e veja se é para tanto?!
[youtube ZmWBrN7QV6Y]