Time promissor da Arquitetura no Maranhão
Na minha coluna de “O Estado” desse domingo, trouxe, entre outros destaques, um time que começa a despontar entre os profissionais de Arquitetura de São Luís.Como termômetro, além de impressões positivas que, volta e meia, surgem nas rodas de conversa, foi levado em conta a quantidade e qualidade dos projetos desse time executados pela SCA – Mobiliário Contemporâneo.
Para a empresária Isanalda Andrade, que comanda a franquia de móveis planejados, essas meninas vêm ganhando cada vez mais espaço graças a trabalhos que primam pela criatividade, bom gosto e, acima de tudo, por estarem dentro das possibilidades de orçamento do mercado ludovicense.
Nada mais justo, portanto, que elas recebessem esse destaque da gente! E foi durante um encontro realizado na própria SCA – que, a propósito, acaba de renovar seu showroom -, que o grupo nos contou um pouco de suas trajetórias e do perfil de seus trabalhos.
Na ocasião, aproveitei também pra saber o porquê dessa parceria tão pontual com a empresa de Isanalda. A resposta foi uníssono: além da qualidade e agilidade do serviço, a SCA oferece uma quantidade ampla de materiais e cores, possibilitando que elas se permitam o máximo possível no processo de criação.
Vamos ao time…
Stephanie Mussi Tarraf chegou em São Luís há dois anos, trazendo na bagagem uma graduação em Arquitetura na FAAP, em São Paulo, e um especialização em Design de Interiores no Istituto Marangoni, em Milão.
No início, passou pelo escritório da expert Graci Perez, para, em seguida, começar a parceria com a atual sócia [sobre Fernanda Castro, sabemos que ela se formou em Recife, com especialização em Design de Produtos no IED].
A dupla gosta de trabalhar com materiais naturais – madeiras, pedras, mármore, verde… – em seus projetos. Uma forma de dar aconchego e sofisticação ao mesmo tempo, segunda Stephanie. Proposta que vamos poder conferir bem na próxima edição da Casa Cor – MA, quando elas irão assinar o “Closet – Banho do Bebê”.
Caroline Buhaten tem o currículo mais mundano possível. Começou a graduação no Estados Unidos e concluiu em São Luís; fez mestrado em Milão; trabalhou na Singapura; e desde o início do ano passado, trouxe uma filial da Light Cibles, escritório onde atuou na Ásia, para o Brasil.
Hoje, se divide entre São Paulo e São Luís, com projetos de interiores e de casas, sem contar nos projetos de iluminação, uma de suas especialidades.
Sobre seu estilo, Carol procura sempre prevalecer pontos como sustentabilidade, acessibilidade, funcionalidade e tecnologia. E são nesses pressupostos que está firmado o conceito projeto que está desenvolvendo para a casa Cor – MA, a Suíte da ‘Melhor Idade’, em parceria com a SCA.
Do time que trazemos, as Karlas, Mendes e Baldez, são as que mais pussuem tempo de estrada no mercado.
Ambas são formadas pela UEMA e especialistas em Iluminotécnica e Decoração de Interiores pela FGV.
O trabalho delas é conhecido pela mistura de elementos clássicos com toques contemporâneos. Sem contar na pegada do verde, trazendo uma humanização para os ambientes. Outro diferencial é o trabalho focado para cenas de iluminação, que proporciona situações distintas de luzes num mesmo espaço.
Como acontece desde a primeira edição da mostra de decoração maranhense, as Karlas trazem um ambiente na Casa Cor em parceria com a SCA. Para esta edição, elas estão preparando o Loft do estilista.
Das meninas aqui citadas, Juliana Farah e Adriana Saad são as mais novas a entrarem no mercado.
A parceria entre as duas foi decidida ainda nos tempos da escola. E mesmo com formações em Instituições diferente – a primeira na UEMA e a segunda, no CEUMA -, o caminho profissional acabou se cruzando.
Mesmo com pouco tempo de estrada, elas já começam a ganhar destaque pelos projetos alegres, com linhas simples e ar de praticidade. Projetos frutos da liberdade típica de quem está começando e não tem medo de se experimentar!
Fechando o grupo, temos Adrianna Ribeiro e Patrícia Fonseca.
A primeira formada pelo CEUMA, com especialização em Design de Interiores, e a segunda, pela UEMA.
A dupla é a simbiose perfeita do que podemos chamar de casamento entre a ousadia, a liberdade e a técnica. Elas gostam de arriscar, inovar, sem, contudo, deixar de primar pela viabilidade técnica.
Fruto de uma parceria entre alguém com a experiência de Patrícia e o entusiasmo de Adrianna. Não é a toa que a genda delas está lotada!
Fotos Meirelles jr.