São Luís é fashion

0comentário

Prestes a entrar para o time das quatrocentonas, São Luís vive a expectativa da grande celebração que está sendo programada em torno de seu aniversário, em setembro do ano que vem. Na dianteira das homenagens está a do estilista mineiro Victor Dzenk, que, de habitué das passarelas do SLZ Fashion – onde já desfilou duas de suas coleções -, acabou seduzido pela riqueza da paisagem, do traço e da cultura da capital maranhense.

Encantamento esse que acabou se desdobrando em uma coleção inteira de sua grife, conforme já falei, em primeira mão, tanto na coluna que assino para o jornal O Estado MA quanto neste blog. No caso, a próxima outono-inverno, a ser apresentada em janeiro de 2012 no Fashion Businness, uma das semanas de moda do Rio de Janeiro.Em conversa com Hot Spot na tarde ensolarada que fez em São Luís nesta quarta-feira, 30, Dzenk, que está na terrinha para participar do Leilão Solidário (que terá um vestido seu entre os itens – confira aqui) e cuidar de detalhes do seu próximo desfile, nos contou um pouco do que será apresentado em seu próximo trabalho e como o Maranhão acabou lhe servindo de inspiração.

Para começo de conversa, ele nos revela que a coinciência entre o momento festivo que a capital maranhense está prestes a viver e o fato dela ter virado tema de sua próxima coleção foi peça pregada pelo destino. Na verdade, o interesse em transpor elementos culturais de nossa cidade em suas peças surgiu desde sua primeira visita ao Maranhão, ainda em 2008.

De lá para cá, Victor vinha maturando o projeto, mas outros temas acabaram se tornando mais preponderantes aos planos da grife. Nesse meio tempo, entre outras idas e vindas ao Maranhão, ele lançou mão de todo o mateiral que pôde dispor para entrar de cabeça em nosso universo cultural e arquitetônico, dois pontos fortes do DNA de São Luís. E foi no início deste ano que o martelo, enfim, foi batido!

A coleção foi construída a partir de duas vertentes: a primeira, chamada de preview, tendo o lado lúdico das embarcações típicas da Baía de São Marcos e a geometria dos nossos casarões históricos como inspirações; e a principal, desenvolvida em cima da riqueza de elementos do nosso bumba meu boi. Intituladas “Palácio de Porcelana” e “Maranhão Folk“, respectivamente.Durante o almoço, Victor Dzenk mostrou ao blog croquis da parte “Maranhão Folk” da coleção inspirada em São Luís, que são publicados agora com exclusividade.Além da nossa cidade e de sua mulher sempre sensual e fluida, está entre as novidades para a próxima coleção de Dzenk: uma silhueta mais andrógena, com destaque para alfaiataria.

Basicamente na cor preta – tom bem outono-inverno! -, a coleção tem como referência preponderante o lombo do nosso boi e toda sua riqueza de bordados e pedrarias. Mas suas estampas digitais, marca registrada de VD, não poderiam ficar de fora. E elas poderão vir na forma do balé de fitas coloridas dos brincantes de bumba boi, em gravuras que retratam nossa paisagem e na explosão de cores da chitas.Por falar nelas, outra novidade da coleção será a “Chita Mania”. Um dos tecidos mais populares de São Luís ganhará uma reedição em camisas básicas e outras peças. Sem contar na estampa inspirada nelas, que virá em sedas e demais tecidos usados por Dzenk.

Os adereços também virão cheio de referências ludovicenses: os sapatos forrados em vidrilhos, uma alusão aos nossos ladrilhos; e os cintos e carteiras, com detalhes em metal prateado e dourado, reproduzindo o traço do azulejo português.

Pela pequena amostra que ele nos adiantou, dá para sentir que vem uma de suas coleções mais ricas. A empolgação com o que o estilista nos fala do novo trabalho diz por si só! Para o desfile, nenhum esforço está sendo medido para tornar a ocasião num grande espetáculo. É tão tal que foi convidada ninguém menos que a cenógrafa paulista – e expert no assunto! – Bia Lessa para produzir a apresentação. Não vejo a hora de conferir o resultado final…

Sem comentário para "São Luís é fashion"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS