O menino que calou Gisele

1comentário

Vira e mexe, nos deparamos com alguma reportagem, artigo ou documentário alardeando sobre a situação climática do planeta Terra. No mesmo compasso eventos de âmbito internacional vêm sendo realizados em várias partes do globo – incluindo, é claro, o Brasil – para discutir nosso futuro ambiental. Até aí, tudo ok!

Mas a questão é: até que ponto essas conferências, que costumam reunir ativistas, líderes e celebridades, têm surtido efeito significativo para o Meio Ambiente? Para o alemãozinho Felix Finkbeiner, de apenas 14 anos, muito pouco! Segundo o garoto (e muitos ambientalistas concordam com o que ele diz!), acaba sendo muita conversa, discussão, para pouca ação!

E você, leitor, deve estar se perguntando: mas quem é esse garoto, afinal? E com qual propriedade ele pode discutir o assunto? Foi a mesma dúvida que me veio à mente ao ver a foto da campanha “Pare de falar, Comece a Plantar” encabeçada por ele (!), em que aparece tapando a boca da topmodel brasileira Gisele Bundchen, conhecida por seu engajamento nas causas ambientais.

Tudo começou há cinco anos, quando Felix precisou estudar sobre as mudanças climáticas para um trabalho da escola. Na pauta: as consequências negativas dos gases do efeito estufa. Ao pesquisar sobre possíveis soluções para o problema, descobriu que as árvores podem captar os gases e compensar o estrago causado pelas emissões. Foi então que decidiu fazer um desafio aos colegas de classe bastante audacioso: “Vamos plantar 1 milhão de plantas em cada país do planeta!

Coisa de criança?! Não senhor! Seus amigos não só toparam a provocação, como o movimento do garoto, batizado de “Plante para o Planeta“, começou a ganhar visibilidade em outros países da Europa. Adultos viram que Felix tinha garra e resolveram apoiar a iniciativa. Uma agência de publicidade alemã ajudou a criar a campanha “Pare de Falar, Comece a Plantar”, desenhando uma imagem que poderia ser reproduzida por qualquer ativista mirim ao lado de uma autoridade ou celebridade. A mão direita do menino ou da menina deve tapar a boca do adulto!

A iniciativa tem ganhado a adesão de personalidades globais e grandes órgãos ambientais, e o “Pequeno Notável” tem rodado o mundo desde então, participando dos principais encontros que abordam o tema. Com carisma, conhecimento aprofundado no assunto e poder de persuasão, o pequeno Finkbeiner tem causado verdadeiro impacto no meio, puxando a orelha de adultos ditos eco-engajados e os chamando para pôr a mãos à obra!

Depois ainda há quem duvide que eles sejam o futuro do Planeta…

1 comentário para "O menino que calou Gisele"


  1. nelson

    gostei do jeito que ele tampou a boca dela, mais ele tampou devagar,isso mostra que ele tem cuidados com as pessoas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS