Homens do esporte
Um almoço dos mais descontraídos na Base do Edilson, nessa terça, 19, reuniu o secretário estadual de Esporte, Joaquim Haickel e o secretário especial da Prefeitura do Rio de Janeiro para Copa 2014 e Olimpíadas 2016, Ruy Cezar Reis, que está em São Luís visitando a irmã, Regina Luna, superintendente da Fundação Sousândrade. A principal pauta da conversa não poderia ter sido outra: esporte.
Ruy Cezar, que cuida especialmente das ações da prefeitura do Rio para os eventos esportivos de grande porte que a cidade irá receber, trabalho que começou com os Jogos Panamericanos, em 2007, contou que a estrutura montada na ocasião do Pan e a organização do evento foram grandes responsáveis pela conquista da sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O trabalho social realizado nas favelas, uma parceria dos governos federal, estadual e municipal, foi outra prerrogativa importante, segundo o secretário carioca. Ruy Cezar também pontuou que a questão do transporte público está sendo levada como prioridade pelas autoridades cariocas.
Como é de praxe quando recebe amigos de fora, nosso secretário de Esporte não apenas se encarregou da escolha do cardápio do almoço, que tinha peixe frito, camarão no alho e óleo e caldeirada de camarão, como cuidou da sobremesa, sorvetes de cupuaçu, cajá e jussara (ou açaí, para cariocas como o homenageado) que vieram da “Elefantinho”.
Sentado em outra mesa, o vice-presidente da CBF Fernando Sarney se juntou aos secretários para o cafezinho. Tempo suficiente para conversarem sobre as vantagens que todos estes eventos esportivos vão trazer para o país e para falar sobre os Jogos Mundiais Militares, também conhecido como Olimpíadas Militares, que o Rio também vai sediar em julho deste ano.
Dividiam a mesa com a dupla do esporte o sobrinho do secretário carioca, Rogério Luna, responsável por um dos clubes de kite surf mais conhecidos da cidade, a advogada Ananda Farias, filha postiça de Haickel, e eu.