O vereador Severino Sales escolheu festejar seus 25 anos – que, de fato, ele está completando nesta segunda-feira (26.10) – de forma, no mínimo, atípica e ousada. O parlamentar mais jovem da Câmara Municipal de São Luís reuniu os amigos e grande parte do seu eleitorado numa mesma festa no Espaço 77, no Araçagy, nesse sábado (24.10). Eu disse festa? A ocasião estava mais para festejo ou até mesmo um “showmício”.
Confesso que fui pensando em estar indo a uma comemoração, digamos, mais privativa (apesar de saber que isso praticamente não pertence a um político). Mas me surpreendi, logo na entrada, com a quantidade de ônibus estacionados na porta, todos fretados (pelo anfitrião, é claro) para transportar gente dos quatro cantos da Ilha até a festa. Foi quando soube que tinham sido distribuídos na cidade uns três mil convites para a ocasião. O quê? Isso mesmo, gente de todas as “segregações” (assim mesmo, com aspas) sociais possíveis ali, reunidas no mesmo lugar.
Era tanta gente, a maioria, pessoas que jamais vi, que fiquei até meio deslocado no início. Foi quando dei conta de um ponto que concentrava um grupo de pessoas conhecidas (muitos, inclusive, hot.spotters). Era um espaço reservado. Como assim, uma festa de político com lugares discriminados? Bom, meu estranhamento foi logo deixado de lado quando vi que aquele era apenas um espaço para receber melhor seus amigos, mas tanto fazia onde se estava, o serviço oferecido era o mesmo. Bebida e comida à vontade. Tudo muito simples, mesmo assim muito farto. Diz que foram servidas mais de 300 grades de cerveja. Para acompanhar: salgadinhos, sanduíches, churrasquinho.
Várias atrações, desde bandas a deejays, animaram a festa. No intervalo entre as atrações da noite, o aniversariante subiu ao palco e agradeceu a presença de todos, naquele tom solene como se estivesse discursando. Também foi registrada a presença de outras autoridades pelo microfone.
Agora, o que ninguém tira da minha cabeça é que aquilo foi, além do seu aniversário, uma espécie de pré-lançamento de sua (quase certa) candidatura a uma das vagas a serem pleiteadas na eleição do próximo ano. Há quem diga que ele deseja ser deputado federal. Vamos só esperar o fato se confirmar até o período das convenções partidárias…