Imortal

1comentário

Com a liberdade das Leis da Física, um corpo – no caso, o meu – infelizmente ainda não pode marcar presença em dois lugares ao mesmo tempo. E foi com uma ponta de tristeza que não pude testemunhar a posse do, como costumo chamar, multimídia Joaquim Nagib Haickel como membro da Academia Maranhense de Letras, que aconteceu nessa sexta (02.10).

Sou grande admirador da hiperatividade de Joaquim. Poucos são os que conseguem desenvolver tantas atividades – muitas vezes adversas – ao mesmo tempo como ele. Jornalista, poeta, escritor, cineasta, político… E tudo a que se presta é feito com, no mínimo, dedicação, competência e talento de um grande homem. Falando em tamanho, outra qualidade sua com a mesma dimensão é o coração. Desde que me tornei amigo de sua “filha de coração” e enteada Ananda Farias, pude ver de perto seu lado humano: é um amigo leal; pai amigo e inspirador; cidadão sensível ao que acontece ao seu redor; e outros predicados não lhe faltam…

Quisera eu ter a eloquência de um José Sarney, que discursou para os confrades de Academia, ou de José Louzeiro, que discursou para a plateia que foi aplaudir Joaquim no dia de sua posse como Imortal, essas duas figuras de lustres literários únicos que prefaciaram a vida e obra do novo ocupante da cadeira de número 37, no dia de sua entrada à Casa de Antônio Lobo, o Templo das letras e da cultura do Maranhão.

Depois da prestigiada solenidade, o novo Imortal seguiu para Expand Store, no Calhau, onde brindou sua mais recente e significativa conquista, ao lado a namorada, Jacira Quariguasi, das filhas Ananda e Laila, e de amigos mais próximos.

1 comentário para "Imortal"


  1. Diogo Adriano

    Comentando sobre a posse do Joaquim no blog do Marco Eça semana passada, declarei que era seu fã e que nunca imaginava falar isso de um político. Como bem foi citado em seu texto Oton, ele é mais que um político e isso me tranquiliza em admirá-lo tanto. Parabéns ao Joaquim, ele merece.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS