Orgulho Maranhense

0comentário

Lendo a revista RG Vogue desse mês, que traz a apresentadora Hebe na capa, tive uma grata surpresa: nas páginas de turismo, uma matéria tecendo elogios rasgados sobre o roteiro que vai de Jericoacoara, no Ceará, até o nosso território, os lençóis e São Luís – lugares que despertaram especial deslumbre em Anthony Chase, jornalista da prestigiada Condé Nast Traveller, publicação gringa sobre lugares interessantes around the world.

A seguir, Hot Spot transcreve trechos do reportagem intitulada “Contos de Areia”:

“… A geografia aqui (nos Lençóis Maranhenses) no início de junho é diferente de qualquer outra coisa no mundo, porque a estação chuvosa enche qualquer depressão de água, e o mundo se torna um tipo de contradição perfeita de si mesmo: ou é um deserto alagado ou um lago arenoso, dependendo de como os olhos da mente emolduram o que veem”.

“… os bairros coloniais, com suas praças de mercado e igrejas católicas, são agora exemplos admiráveis da cidade (São Luís). O labirinto no coração da cidade antiga é milagrosamente livre de carros, então se conseguem realmente escutar fragmentos de conversas e barulho de louças de barro batendo…”

Sente só o tom da conclusão da matéria: “… Oceanos, ventos alísios, deltas, estuários, rios, grandes nuvens de galáxias – tive a chance de vislumbrar que planeta a própria Terra tem em mente. Sua forma e a força simétrica, graciosa, sensual disso tudo geram um desejo de tratá-la como você trataria sua própria filha, com suavidade, ternura, reverência e respeito”.

Ponto (e que ponto) para nossa terra! Ah, a revista é minha publicação favorita sobre frivolidades – apesar do estresse que é esperar até que chegue nas bancas da cidade, sempre com atraso.

Sem comentário para "Orgulho Maranhense"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS