Com o objetivo de realizar um mapeamento dos grupos folclóricos de São Luís para propor metas e um plano de ação para sua sustentabilidade cultural, acontecerá, no Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, nesta quarta (8) e quinta-feira (9), das 8h às 11h30, um encontro com gestores, promotores culturais, mestres e brincantes para debater o tema “Cultura, Turismo e Sustentabilidade dos grupos culturais”.
“É muito importante que a sociedade civil tenha iniciativas como essa, de construção coletiva e protagonismo de ações que tenham planejamento, sensibilidade e metas em parceria com o poder público, para que a responsabilidade da promoção das políticas culturais seja um esforço coletivo na garantia da manutenção e preservação das nossas manifestações culturais”, destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
O evento é promovido pelo produtor cultural Cláudio Sampaio, representante da Wapa/Unesco, presidente do Boi Brilho da Ilha e organizador do Encontro Internacional de Folclore e Turismo de São Luís, e contará com a presença do presidente da Comissão Nacional de Folclore, Severino Vicente.
A abertura do evento acontecerá às 8h30, com palestra de Claudio Sampaio seguida de palestra motivacional com o Dr. Paulo Roberto, da PHD Consultoria. “O evento é aberto a toda comunidade folclórica e cultural. Queremos fazer uma congregação dos grupos e também um diagnóstico da atual situação e traçar um plano de ação concreto para garantir a sustentabilidade das manifestações culturais que têm no São João uma festa autossustentável”, explicou Cláudio Sampaio.
CULTURA
Às 10h, o presidente da Comissão Nacional de Folclore, Severino Vicente, proferirá palestra sobre o tema ‘Cultura, Turismo e Sustentabilidade’. “Ano passado, o presidente da Comissão Nacional de Folclore esteve em São Luís a convite da Unesco e na ocasião falou para os grupos culturais sobre a importância de estarem juntos e organizados. Ele contribuirá com sua experiência e vamos propor o diálogo para melhorarmos também o processo dos editais do poder público”, disse Cláudio Sampaio.
O encontro terá ainda a participação do produtor cultural e gestor do Cine Teatro, André Lobão, que na quinta-feira (9), falará sobre a aplicação prática de uma metodologia de ação e, ao final do evento, será criada a Comissão de Folclore de São Luís que encaminhará documento oficial para o governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo.
FESTIVAL
Com a realização do Festival Internacional de Folclore, São Luís tem atraído os olhares externos de organismos internacionais, como é o caso da Unesco, que monitora as ações culturais de preservação das cidades patrimônio e que envolve também as manifestações imateriais. Este ano, o festival receberá o selo da Unesco passando a se chamar Encontro Internacional de Folclore e Turismo, com data de realização confirmada para o período de 29 de setembro a 8 de outubro deste ano.
Em 2016, o festival contou com a presença de grupos culturais da Colômbia, Argentina, Peru, Paraguaia, Ceará, Maranhão e Pará.
Excelente! Sempre bom ter na cidade esse tipo de evento.