O Conselho Estadual de Educação do Maranhão, sob a presidência do conselheiro José Ribamar Bastos Ramos, realizou na última quinta – fera (02.02) a solenidade de outorga da mais alta honraria concedida pelo Estado Maranhão na área de educação.
Destinada aqueles que prestaram relevantes serviços para a educação maranhense, a medalha de mérito educacional “Anna Maria Saldanha” leva o nome de uma das mais exemplares educadoras e entusiastas da Educação, a já falecida Anna Maria, que da docência aos mais altos cargos administrativos exercidos por ela, deixou sua marca de competência e agora inspira, com seu nome nessa medalha, a missão de outros educadores.
O Auditório do Palácio dos Leões foi o palco do evento, e entre os agraciados desse ano estava a educadora maranhense Profa. Dra. Ceres Murad, Diretora do Colégio Dom Bosco e Reitora da UNDB.
Com toda uma vida profissional e acadêmica dedicada à educação, Ceres Murad foi a única representante do setor de educação privada a receber a honraria esse ano. Entre diversos projetos, pesquisas e contribuições importantes da agraciada para o setor educacional, destaca-se o projeto educativo e social “Ópera para Todos”. Trata-se de um pioneiro e revolucionário método de alfabetização, criado e desenvolvido por Ceres Murad, que utiliza os elementos artísticos de uma ópera para potencializar e melhorar qualitativamente o processo de alfabetização entre crianças. O projeto “Ópera para Todos” é nacionalmente reconhecido, e no ano de 2003 foi premiado com a medalha Darcy Ribeiro de Educação, a mais importante comenda concedida pela Câmara Federal dos Deputados na área de Educação.
Agora, merecidamente laureada também em seu Estado, Ceres Murad agradeceu em um discurso eloquente e comovente a honraria recebida. Ceres honra com seu legado, a marca de excelência da família – iniciada pela educadora D. Maria Izabel Pereira Rodrigues – e que tanto tem contribuído para a educação e formação de diversas gerações em nosso Estado.