O diretor técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Alberto de Moraes Rego, o Geografia, me confirmou que é totalmente contra uma virada de mesa em favor do Moto. O dirigente assegurou que para o Papão voltar a Série A terá que ser de forma legal. “Não existe virada de mesa. Isso é invenção da imprensa, pois enquanto eu for o diretor técnico, o Moto só joga o Campeonato Maranhense da Primeira Divisão se for pela vias legais”, afirmou.
Há um boato circulando pelos corredores da FMF que o programa “Nota na Mão”, no qual o torcedor troca notas fiscais por ingressos de jogos de futebol, só será viabilizado pelo Governo do Estado se o Moto disputar o Campeonato Maranhense de 2010. Para tanto, caso o Papão não consiga o acesso, todos os quatro times que disputam a Segunda Divisão disputariam o Estadual de 2010, que passaria de 10 para 12 clubes.
Tudo não passa de uma manobra para tentar colocar o Papão na Primeira Divisão pela “janela”, pois não há nada de oficial quanto o retorno do projeto. O programa fez muito sucesso na década de 90, mas foi extinto pelo próprio Governo ao constatar que os clubes não estavam tendo lucro nenhum.
Por tanto, para o Moto disputar a Primeira Divisão em 2010 terá que golear o Santa Quitéria e torcer por um empate entre Viana x Chapadinha, que jogam no mesmo dia e horário.