Uma verdadeira revolução silenciosa, e que a cada dia vai melhorando a vida de muitos maranhenses nas cidades de S. José de Ribamar e Paço do Lumiar. Assim pode ser resumido o Programa Água e Vida, desenvolvido pela Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que iniciou a construção de 22 novos sistemas de abastecimento de água compostos por poços, reservatórios e tratamento para atender de forma direta mais de 400 mil pessoas.
Entre essas obras, está o novo poço tubular profundo do bairro Alto do Turú, em São José de Ribamar, que conta com vazão total de 40 mil litros/h. O mesmo acaba de ser concluído e foi entregue à comunidade pela Odebrecht Ambiental na última sexta-feira (21.10). Também foram implantados no bairro mais de 6.000 metros de redes para melhorar a distribuição de água no local.
“Esse poço é muito importante pois vai reforçar a captação de água e melhorar o abastecimento nesse bairro populoso, que conta com mais de 5 mil moradores, diretamente beneficiados com essa obra”, explicou o Diretor da Odebrecht Ambiental no Maranhão, o engenheiro Helder Dantas.
Os líderes comunitários e moradores do bairro Alto Turú comemoraram a nova realidade do bairro, com o abastecimento d´ água sendo regularizado pela Odebrecht Ambiental.
“Estou muito feliz em ver que uma antiga reivindicação nossa foi levada a sério. Antes não havia água nesse bairro e pessoas que queriam montar algum comércio, restaurantes ou mesmo morar aqui acabavam escolhendo outros locais, por conta dessa deficiência. Eu sofria no bolso, pois cheguei a pagar até R$ 500,00 mensais para um carro pipa abastecer a minha casa e da minha família com água”, revelou a moradora Arlety Any Silva, Presidente da AMORATUR / Ass. dos Moradores do Alto Turú.
Outro que está satisfeito com os avanços em infra- estrutura que a Odebrecht Ambiental tem realizado em São José de Ribamar é Dionilson Pereira Melo, Pres. do grupo de lideranças G13, do bairro do Alto Turú:
“Empresa privada é outra coisa, tem seriedade para resolver os problemas, e mais agilidade também. Estamos muito satisfeitos com o que a Odebrecht Ambiental tem feito aqui, e com a abertura que temos com a Diretoria da empresa. Quando levamos algum problema até a empresa, os técnicos prontamente buscam resolver, e assim temos avançado muito na qualidade do abastecimento d´água no Alto Turú”, declarou o líder Pereira.
A Odebrecht Ambiental, iniciou em junho as obras do Programa Água e Vida, que tem como objetivo levar água tratada para 100% da área urbana dos dois municípios. Atualmente cerca de 10 frentes de trabalho atuam com substituição de rede, implantação de novas adutoras, construção dos reservatórios e instalação de novos hidrômetros nos três maiores setores de abastecimento das duas cidades.
Grande amigo Márcio , estar bom de sugerir a CAEMA que a a Odebrecht Ambiental opere na região CENTRAL de São Luís ( Centro / Madre Deus / Lira e outros p´roximos ).Aqui sofremos e não vejo nenhuma ação deste Governo em regularizar este abastecimento aqui na área central .Aquele Poço Artesiano que fizeram na Praça Misericórdia nada nos ajudou