Causou muita surpresa e inquietação o resultado de uma nova pesquisa de intenções de votos na disputa pela Prefeitura de São Luís. No levantamento feito pelo desconhecido grupo goiano Coronato, divulgada na última terça-feira (2), a deputada federal Eliziane Gama (PPS) com 24%, seguido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) com 20%, o deputado estadual Bira do Pindaré com 17%, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) com 15% e Fábio Câmara com 13%. A mesma tem forte indício de distorção da realidade das intenções de votos na capital maranhense.
A pesquisa chama atenção por vários motivos, entre, eles a candidata Eliziane Gama, que nos últimos levantamentos mostrava queda vertiginosa, aparece disparada na ponta. Além disso, o também candidato Wellington do Curso, que nas consultas anteriores aparecia em segundo, caiu para quarto.
Além disso, a pesquisa esqueceu de apontar os índices da vereadora Rose Sales (PMB) que sequer aparece na listagem. Outra questão é que o deputado Bira do Pindaré surge, pela primeira vez, em terceiro lugar na frente do também deputado Wellington do Curso.
O pior é que a “pesquisa” feita pelo desconhecido grupo Coronato tem registro no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), sob o protocolo MA-09781/2016.
O desconhecido grupo Coronato, de Goiânia, é alvo de representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no pleito de 2014 no Distrito Federal, sob a acusação de fraude.
Em 2012, o Coronato já havia sido alvo de representação semelhante no município goiano de Hidrolândia, onde uma coligação acusou o instituto de “prática de propaganda eleitoral irregular pela divulgação de pesquisa que não reflete a realidade”.
Pesquisa levemente encomendada pelo PMDB, por só assim para o Fábio Câmara ter dois digitos na pesquisa e ainda ir para o segundo turno.
Essa pesquisa é tão verdadeira quanto nota de 3 reais, tanto que fizeram questão de chamar um instituto de longe para não se queimar quando divulgasse esse absurdo!