
Janela para produtoras independentes, o Laboratório de Audiovisual abre inscrições para atividades com foco no fortalecimento das narrativas locais e do acesso ao mercado
Com foco na qualificação profissional e na geração de novas oportunidades de negócios no setor audiovisual maranhense, a 2ª edição do Lacine – Laboratório de Audiovisual acontece em São Luís, durante o mês de maio. A programação, inteiramente gratuita e inclusiva, será dividida em duas etapas: a primeira nos dias 02 e 03 de maio, com Masterclasses e Ambiente de Mercado; e a segunda, com oficinas, nos períodos de 5 a 12 e de 13 a 20 de maio.
O Lacine é uma iniciativa da Jaguatirica Filmes. O projeto foi aprovado no Edital TECNOVA-FAPEMA, uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e é realizado com fomento da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Governo do Maranhão, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A abertura do evento será no dia 2 de maio, às 19h, na sala Blue Ocean, no Hotel Blue Tree, com a mesa de diálogo “Cinema Brasileiro: atuação, direção e os novos rumos da indústria”. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, com a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível.

O bate-papo contará com grandes nomes do audiovisual brasileiro. A atriz Mayana Neiva, conhecida por seus papéis em novelas como “Ti-ti-ti” e “Cordel Encantado”, além de protagonizar a série “Rotas do Ódio” (Globoplay). O ator Christian Malheiros, destaque por sua atuação em “Sintonia” (Netflix) e em filmes como “Sócrates” e “Maníaco do Parque”, premiado como Melhor Ator em Cinema pela APCA. O cineasta Sérgio Machado, diretor do aclamado “Cidade Baixa”, que conquistou mais de 30 prêmios, e também das séries “Cidade de Deus” (2024) e “Maria e o Cangaço” (2025).
A conversa contará ainda com a participação de Ciça Castello, diretora de casting com mais de 20 anos de experiência no audiovisual. A mediação ficará a cargo da atriz, diretora e idealizadora do Lacine, Tássia Dhur, que destaca o evento como uma oportunidade única de discutir a produção audiovisual e potencializar a produção maranhense por meio de ações formativas e oportunidades de negócios.
“Este é o segundo ano do Lacine e, nesta edição, temos uma programação mais robusta, com mais conteúdos voltados à formação dos realizadores maranhenses. Além disso, o Ambiente de Mercado dará visibilidade aos projetos locais e realizará mentorias, impulsionando o desenvolvimento de filmes e séries. Será uma oportunidade única, repleta de trocas, vivências e possibilidades que se abrirão a partir desses encontros.”, afirma Tássia Dhur.

O Ambiente de Mercado acontece no dia 3 de maio, das 9h às 16h, na sala Blue Ocean, do Hotel Blue Tree, em São Luís. Durante a atividade, realizadores maranhenses terão a oportunidade de apresentar seus projetos para players – profissionais do audiovisual que atuam como desenvolvedores, distribuidores, produtores e consultores de projetos. Entre os nomes convidados para conhecer e dialogar com os projetos locais estão Carolina Albuquerque (Conspiração Filmes), Beto Gauss (Pródigo), Camila Lamha (Canal Brasil), Juliana Lira (Lira Filmes) e Christiano Braga (consultor audiovisual).
Além da visibilidade e da chance de conexão direta com o mercado, três projetos serão selecionados durante o Ambiente de Mercado para receber mentorias especializadas com o script doctor Pedro Reinato, fortalecendo o desenvolvimento criativo e estrutural de roteiros de longas-metragens e séries.

As inscrições podem ser realizadas de 14 a 20 de abril, por meio de formulário online, disponível no link linktr.ee/lacinelab, onde também está disponível edital com os pré-requisitos e a documentação necessária para candidatura. A participação é gratuita e voltada a realizadores(as) com projetos em desenvolvimento. O resultado com os projetos selecionados será divulgado no dia 25 de abril.
Ainda no dia 3 de maio, o público poderá participar de duas masterclasses especiais na sala Blue Ocean, no Hotel Blue Tree. Das 16h às 18h, Juliana Lira, da Lira Filmes, conduz a aula “Produção Executiva no Audiovisual”, abordando os bastidores e os desafios da produção de conteúdos. Na sequência, das 18h10 às 20h10, Christian Malheiros e Ciça Castello dividem suas trajetórias e experiências na masterclass “Streaming & Mercado de Atuação”. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível.
A segunda etapa traz duas oficinas no SESI Casarão da Indústria, o Laboratório de Atuação para Cinema, com Áurea Maranhão, de 5 a 12 de maio; e Laboratório de Direção para Audiovisual, com Lucas Sá, de 13 a 20 de maio.
As oficinas são gratuitas e com 30 vagas cada. As inscrições vão de 23 a 28 de abril, também pelo link linktr.ee/lacinelab.
Saiba mais e acompanhe as novidades pelo Instagram: @lacine_lab.
Serviço
O quê: 2ª edição do Lacine – Laboratório de Audiovisual
Abertura: 02 de maio, às 19h, com a mesa “Cinema Brasileiro: atuação, direção e os novos rumos da indústria”.
Onde: Sala Blue Ocean, no Hotel Blue Tree – Avenida Avicênia, nº 1, Praia do Calhau
A entrada será gratuita, sujeita à lotação do espaço, com doação voluntária de 1kg de alimento não perecível.
Programação completa: www.instagram.com/lacine_lab.