Após intervenção da Núcleo Regional da Defensoria Pública em Zé Doca, técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) iniciaram manutenção em poços de abastecimento de água potável naquele município.
O defensor público Wilson Macena da Silva tomou conhecimento do caso por meio de reclamações de populares, exaustos de procurarem a Companhia de Abastecimento de água com o intuito de resolver o problema. “Nós abrimos uma tutela coletiva para avaliar a situação. No dia 13, requisitamos a presença de um representante do Município e da Caema para tratar sobre o assunto. A reunião aconteceu no dia 15 e ficou acordado que iniciariam os trabalhos assim que pudessem”, destacou Wilson Macena.
Neste contexto, o defensor público empreendeu vistoria nos poços em questão para verificar, in loco, a situação, e constatou que uma equipe de manutenção já estava trabalhando no local. “Importante frisar que a empresa e o Município mostraram interesse em resolver o imbróglio, devolvendo a dignidade para as famílias afetadas pela falta de água na região. Estaremos atentos, acompanhando os prazos dados pelos entes públicos”, destacou Macena.
A atuação do defensor recebeu o apoio fundamental dos assessores jurídicos Bárbara Silva e Eduardo Queiroz, que articularam com os atores de cada órgão e organizaram a documentação necessária para o início do procedimento.
Oficialmente, a Caema informou que toda a correção está programa para ser finalizada pela Regional de Santa Inês –responsável pela área – até o dia 31. Caso não seja realizada, a Defensoria Pública ingressará com ação civil pública com vistas a obrigar os responsáveis a restabelecerem os serviços para os cidadãos do local.