Brandão concede a mais alta honraria do Corpo de Bombeiros a atleta olímpico maranhense que salvou jovem de afogamento

0comentário

O atleta olímpico de kitesurf, Bruno Lobo, recebeu nesta segunda-feira (13) a Medalha Alferes Moraes Souto, mais alta comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Lobo foi homenageado em reconhecimento a sua atuação heroica no resgate da adolescente Maria Eduarda, 15 anos, que estava prestes a se afogar na praia do Olho d’Água em São Luís, na última sexta-feira (10).

O atleta maranhense recebeu a insígnia das mãos do governador Carlos Brandão, em solenidade realizada no Palácio dos Leões, em São Luís. “Ele que já recebeu tantas homenagens como desportista, hoje está recebendo uma homenagem como uma pessoa que salvou uma vida. Nada mais justo do que fazer essa homenagem ao Bruno”, disse o governador.

A medalha Alferes Moraes Souto é concedida a pessoas ou entidades com relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros. A homenagem reforça o compromisso da corporação com o reconhecimento de atos de coragem e altruísmo que contribuem para a segurança e o bem-estar dos maranhenses.

“Isso serve não só para resgatar esse momento importante, mas para sinalizar às pessoas a importância de, ao tomar banho [no mar], não ultrapassar o limite. Nós temos marés fortes e, ultimamente, tem acontecido muitos casos em que a maré puxa as pessoas. Isso serve de exemplo”, sublinhou Brandão.

Bruno Lobo é médico, bicampeão pan-americano e atleta olímpico da vela. Nas Olimpíadas de Paris, em 2024, o maranhense esteve representando o Brasil na primeira participação da modalidade nos Jogos Olímpicos.

No final de 2024, o atleta venceu o Prêmio Brasil Olímpico (PBO) como melhor atleta da vela. Bruno é um dos atletas maranhenses patrocinados pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

“Agradeço muito a essa honraria que estou recebendo do Governo do Estado do Maranhão, do Corpo de Bombeiros. Agradeço ao governador Carlos Brandão porque ele está me apoiando, apoiando o esporte, por meio da Lei de Incentivo, que realmente permite a todos os atletas que sigam seus sonhos, batalhando, competindo e representando o Maranhão no Brasil e mundo afora”, agradeceu Bruno Lobo.      

Salvamento: “sou muito grata a ele”

Enquanto praticava Kitesurf na orla de São Luís, na última sexta-feira (10), Bruno Lobo percebeu que a adolescente Maria Eduarda estava à deriva no mar, além da zona de arrebentação.

A câmera que estava acoplada ao corpo do atleta registrou o momento do resgate. No vídeo, é possível perceber que Maria Eduarda já estava sem forças e bem longe da faixa de areia. O kitsurfista carregou a adolescente em sua prancha até a praia, onde guarda-vidas chegaram e fizeram os primeiros socorros.

“Fui só para testar meu equipamento. Minha câmera tinha chegado recentemente e todas as coisas cooperaram para que eu estivesse naquele momento, na hora certa de realizar esse salvamento. Estou muito feliz em vê-la com saúde, de tudo ter ocorrido bem, estou muito grato a Deus por ter sido instrumento nas mãos dele”.

Maria Eduarda participou da solenidade e ficou emocionada ao relembrar como tudo aconteceu. “Estava me divertindo com a minha irmã, pulando onda. A maré começou a vazar e fomos levadas para uma corrente de retorno, que te leva para o mar. A minha irmã estava um pouco mais distante de mim. Quando percebi não estava mais sentindo o chão e não conseguia nadar até ela”, contou.

Quando estava sozinha, em alto mar, Maria Eduarda utilizava técnicas de combate ao afogamento – que ela aprendeu em aulas de natação – até perceber a chegada inesperada de Bruno Lobo. “Eu estava boiando, tentando respirar e, do nada, apareceu o Bruno. Foi muito de repente, ninguém estava ali em volta. Todos os surfistas já tinham ido embora. Ele quase ia passando por mim, mas eu gritei e ele voltou e me buscou”.

A estudante parabenizou o Governo do Maranhão pela entrega da homenagem ao atleta que salvou sua vida. “Ele merece. Ele é médico, salva vidas não apenas no mar, como foi comigo. Ele merece tudo de bom na vida dele. Eu sou muito grata a ele”.    

No lugar certo, na hora certa

A ação rápida e a coragem do atleta salvaram a vida da jovem Maria Eduarda. A atitude de Bruno Lobo ganhou projeção no Brasil e no mundo, como um ato de bravura e solidariedade.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, reverenciou a coragem e a bravura de Bruno Lobo. Para o militar, o caso vai servir de exemplo para que as pessoas evitem riscos de afogamentos na orla maranhense.  

“Nós ficamos muito honrados em agraciar o kitesurfista Bruno Lobo, que é um atleta de renome internacional. Esse ato praticado por ele vai servir para algumas lições sobre prevenção, sobre os riscos que o mar oferece. Ele estava no local certo, no horário certo e pode executar esse salvamento”, destacou Célio Roberto.  

“Esporte salvando vidas”

Para o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins, Bruno Lobo é vitorioso não apenas como atleta. “É campeão não apenas no seu esporte, mas na sua humanidade, salvou a vida de uma jovem que estava se afogando no mar”.

Martins reforça a importância de ter cuidado e seguir as orientações de segurança ao tomar banho no mar. “É importante que as pessoas atentem para as recomendações do Corpo de Bombeiros ao usar o mar para tomar banho. Graças a Deus o Bruno Lobo estava próximo e conseguiu salvar a jovem”, disse.   

O secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Naldir Lopes, participou da solenidade, parabenizou Bruno Lobo e a importância da atitude tomada pela o atleta. “Literalmente é o esporte salvando vidas. O Bruno fez um ato heroico salvando a vida da Maria Eduarda”.

Sem comentário para "Brandão concede a mais alta honraria do Corpo de Bombeiros a atleta olímpico maranhense que salvou jovem de afogamento"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS