Em uma semana com diversas atividades no município de Centro Novo do Maranhão voltadas ao combate à violência doméstica e familiar, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, no último dia 29/10, no escritório da empresa OZMinerals – bairro Portelinha, uma Roda de Diálogos do Programa “Maria da Penha no Cotidiano” com colaboradoras da empresa.
A conversa foi conduzida pela psicóloga Edla Ferreira e pela assistente social Josemary Almeida. Na ocasião, que abordaram questões sobre violência doméstica e familiar contra as mulheres nos termos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006); ciclo da violência; canais de denúncias e proteção; tipos de violência e as Medidas Protetivas de Urgência -MPUs, com destaque para o acesso online, pelo site do Tribunal de Justiça.
À tarde, as profissionais e o coordenador da Cemulher, Arthur Darub, seguiram viagem para o povoado “Chega Tudo”, onde promoveram, no Espaço Cultural da OZ Minerals na região, uma atividade do programa “Novos Olhares, Novos Valores” com alunas, alunos e professora/es do ensino fundamental maior da rede municipal de ensino. De forma dinâmica, com o uso de metologias ativas, foram tratadas questões como os sinais de um relacionamento abusivo, desigualdade de gênero, violência doméstica e familiar, canais de denúncia e outras formas de enfrentamento dessa questão. Ao final da atividade foram distribuídos materiais informativos elaborados pela Cemulher.
A empresa OZ Minerals é parceira da Cemulher por meio do programa Valoriza Mulher, criado em 2019 com o intuito de mobilizar e estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto no seu entorno, premiando ao final de cada ano as empresas participantes com a placa “Valoriza Mulher” em reconhecimento às suas ações.