Teve início no dia 4 de novembro e segue até o dia 08, a I Semana pela Mobilização da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A finalidade da campanha é promover o debate sobre a doação de órgãos, aumentar o número de doadores no Maranhão e reduzir a fila de pessoas à espera de um órgão.
Nesta quinta-feira, 7, a mobilização ocorre no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, no hall de entrada da unidade, de 08h às 12h. Durante a ação, equipes farão alguns esclarecimentos sobre doação de órgãos, transplantes e o procedimento de emissão da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, que poderá ser feira no local. Realizada on-line, a AEDO é rápida, gratuita e segura, bastando que a pessoa preencha um formulário, grave um vídeo que deseja ser doadora de órgãos e tecidos e realize assinatura com certificado digital, que também poderá ser emitido gratuitamente.
A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos (CET-MA), Colégio Notarial do Brasil, seção Maranhão (CNB/MA) e Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX).
AEDO
Quando uma pessoa que fez a autorização falece, sua AEDO pode ser consultada, via CPF, por profissionais que atuam no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, dando início a um trabalho para que pode salvar a vida de outras pessoas.
Importante ressaltar que a autorização final continua sendo da família, mostrando a importância de ampliação do debate, razão pela qual a iniciativa ocupará espaços públicos para dialogar com a sociedade.
Cerca de 900 pessoas aguardam na fila de espera para transplantes por órgãos ou tecidos no estado do Maranhão, sendo 238 para rim, quatro para fígado e 662 pessoas para transplante de tecido (córnea).