Surfista maranhense conquistou bons resultados nos eventos que disputou em 2024
Focado em adquirir experiência para as próximas competições da temporada 2024, o surfista maranhense Kadu Pakinha, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, realizou uma série de treinos em Lobitos, no Peru, cuja região é conhecida pela qualidade das ondas, consideradas ideais para atletas de nível intermediário e avançado.
Durante o período em Lobitos, Kadu Pakinha testou novas pranchas, pegou ondas de alto grau de dificuldade e ganhou confiança em busca de grandes resultados nos próximos eventos do ano. Para o jovem surfista, as atividades em águas peruanas foram importantes para a sua evolução técnica, física e mental.
“Esse período de treinos no Peru foi excelente. Fiz uma preparação bem intensa antes de viajar, pois o norte peruano tem muitas ondas grandes, que exigem um bom preparo físico e uma remada forte. Foi uma experiência incrível e um aprendizado que vou levar para a sequência da minha carreira. Fiquei encantado pelo país e espero voltar mais vezes. Agradeço ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Estado, que me dão todo o apoio para que eu possa evoluir no surf e representar o Maranhão em grandes competições”, declara Kadu Pakinha.
Antes de viajar para o Peru, Kadu Pakinha garantiu a quarta colocação no Aberto de Surf Recreio, evento válido como segunda etapa do Circuito Sara Surf Treino e realizado no início de outubro, na Praia do Recreio, no Rio de Janeiro.
Essa foi a segunda vez consecutiva que Kadu Pakinha chegou ao pódio em uma etapa do Circuito Sara Surf Treino. Na abertura da competição, realizada em julho, o surfista maranhense teve um desempenho de alto nível, conquistando o terceiro lugar na categoria Sub-18 e chegando até a disputa das semifinais na categoria Open.
Além dos pódios no Circuito Sara Surf Treino, Kadu Pakinha está se destacando no Circuito Tríplice Coroa Sundek Classic Saquarema de Surf. No fim de setembro, Kadu chegou às semifinais da categoria Sub-16 Masculino da segunda etapa do Circuito Tríplice Coroa, onde conquistou a quinta colocação. Já na primeira etapa, realizada em maio, o surfista maranhense garantiu o terceiro lugar na categoria Sub-16 Masculino.
Kadu Pakinha acumula ótimas campanhas nas competições disputadas em 2024. Em maio, o surfista maranhense sagrou-se vice-campeão da categoria Sub-16 do Barra Surfin Festival e chegou até as quartas de final da categoria Sub-18 do Semillero Olas Pro Tour, torneio que integra o Circuito Latino-Americano de Surf e reuniu os atletas mais promissores da modalidade no continente. Os dois eventos foram realizados no Rio de Janeiro.
Também na temporada de 2024, Kadu Pakinha representou o Maranhão nas duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro de Surf de Base, um dos eventos mais importantes da temporada, que ocorreu em abril e contou com a organização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Na abertura da competição nacional, realizada em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca-PE, Kadu teve uma boa performance na categoria Sub-18, chegando até à segunda fase, e também competiu na categoria Sub-16.
Temporada anterior
Kadu Pakinha se destacou durante o ano de 2023, representando o Maranhão em eventos nacionais de surf. O surfista maranhense ficou entre os quatro melhores colocados nas três etapas do Circuito ASN Puro Suco Nova Geração, em Niterói, e foi semifinalista das categorias Sub-16 e Sub-18 da 2ª etapa do Circuito de Surf Cyclone, no Rio de Janeiro.
Além disso, Kadu Pakinha chegou às semifinais do Canto Open, garantiu a quarta posição na categoria Sub-16 Masculino do Grumari Masters, disputou o Saquarema Surf Pro Am e esteve em duas etapas do Circuito Brasileiro de Surf de Base, onde obteve experiência para os eventos de 2024.