Iniciativa promoveu a destinação correta de bens, ações de limpeza e conscientização sobre o uso eficiente de materiais no Judiciário
A edição de 2024 da campanha “Destralhe”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), encerrou suas atividades com resultados expressivos, reafirmando o compromisso do Judiciário com a sustentabilidade e a correta destinação de bens e materiais.
Realizada pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social desde 2018, a iniciativa busca reduzir desperdícios, incentivar o uso racional de recursos e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Entre os resultados deste ano, foram devolvidos ao patrimônio do TJMA um total de 370 itens, incluindo mesas, gaveteiros, armários e equipamentos de informática, como monitores, scanners e CPU’s. Esses bens, oriundos de diversas unidades do Judiciário estadual, foram destinados de forma ambientalmente adequada, promovendo a reutilização e reciclagem de itens que não estavam mais sendo utilizados.
A ação contou com a participação de várias unidades do Judiciário, entre elas, o Gabinete da Presidência, o Gabinete do desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, a Diretoria Judiciária, a Vara Única da Comarca de São Bernardo, a 1ª Vara da Comarca de São Domingos do Maranhão, além das comarcas de Pindaré-Mirim e Tuntum.
Também participaram a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), a Divisão de Avaliação de Desempenho e a Comarca de Caxias que, por sua vez, recebeu uma menção especial pelo esforço na separação e catalogação de materiais de consumo, otimizando o uso pelos(as) servidores(as) e promovendo a limpeza para melhor aproveitamento do espaço. A comarca realizou a doação de itens e bens patrimoniais a instituições beneficentes da cidade e devolveu equipamentos de informática obsoletos para a Diretoria de Informática. Além disso, coordenou um mutirão de limpeza nas dependências do fórum durante o Dia Mundial da Limpeza.
Colaboradores e colaboradoras durante o mutirão de limpeza nas dependências do Fórum de Caxias
Outro destaque da campanha foi a Comarca de Carolina, que doou 1600 kg de papel para a Coopresl (Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Sólidos), como parte do esforço de destinar corretamente o material resultante do arquivamento de processos físicos, contribuindo para a reciclagem e o reaproveitamento sustentável.
DESTRALHE EMOCIONAL E MUTIRÃO DE LIMPEZA
A campanha também ampliou suas ações para o campo emocional, com a realização da palestra “Destralhe Emocional”, que teve a participação de 96 pessoas presencialmente e 60 de forma remota, destacando a importância da organização mental e emocional no ambiente de trabalho e pessoal.
Servidores e servidoras presentes na palestra “Destralhe Emocional” no dia 20/9
Além disso, um mutirão de limpeza foi realizado no prédio-sede do TJMA, no Centro Administrativo e no Anexo V (Alemanha), envolvendo 73 colaboradores(as) terceirizados(as), como parte da ação do Dia Mundial da Limpeza, que reforça a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a preservação do meio ambiente.
AÇÕES CONTÍNUAS E FOCO EM SUSTENTABILIDADE
Desde sua criação, a campanha “Destralhe” promove a destinação adequada de bens irrecuperáveis e a doação de itens antieconômicos a instituições públicas e entidades sem fins lucrativos, além da redistribuição de bens ociosos no âmbito do Judiciário.
A iniciativa tem o apoio de diversas unidades e setores do tribunal, como a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), a Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental, a Coordenadoria de Administração de Material e Patrimônio, a Coordenadoria de Manutenção de Equipamentos, a Coordenadoria de Saúde, a Divisão de Administração de Material e a Divisão de Administração Patrimonial.