Em aniversário dos nove anos da TV UFMA, diretora da EBC, Maíra Bittencourt, destaca participação social e TV 3.0 como novos desafios da comunicação pública

0comentário

A administração superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parceiros institucionais, servidores, colaboradores, estudantes e convidados prestigiaram a celebração dos nove anos da TV UFMA, nesta segunda-feira, 7, com um Seminário sobre Comunicação Pública na TV Universitária Multitelas, no estúdio da emissora. Em clima de festividade, a programação comemorativa iniciou com a formação da mesa diretora, seguida de pronunciamentos, seminário e os tradicionais “parabéns pra você” com agradecimentos.  

A mesa diretora foi formada pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva; o superintendente de Comunicação e Eventos da Instituição, Pablo Monteiro; a diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite; a chefa do Departamento de Comunicação da Universidade, Gabriela Gadelha; a diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, e o presidente da Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU), Francisco Filho. Em sua apresentação, Maíra Bittencourt, falou sobre editais para as TVs públicas, avanços e desafios.

“A participação social é um grande diferencial na comunicação pública porque, no Brasil, a gente tem comunicação pública e comunicação privada, comercial como complementares. Ambas são importantes. Mas, a comunicação pública tem como diferencial ser aberta para a sociedade, em termos de conteúdos daquilo que a gente precisa informar, ser espaço de transparência pública, mais aberta também enquanto espaço de participação social”, afirmou Maíra Bittencourt. A palestrante destacou ainda o desafio da migração tecnológica e TV 3.0.

TV 3.0!

“É importante a gente participar de forma efetiva desse momento de discussão sobre a TV 3.0. A EBC tem ocupado os espaços de discussão sobre TV 3.0 junto ao Ministério de Comunicações, Anatel, as emissoras privadas e as emissoras públicas também. Temos sido um espaço de representação do campo público como um todo das TVs universitárias no diálogo, na solicitação de espaços e na defesa de pautas”, finalizou Maíra Bittencourt. O presidente da ABTU, Francisco Filho, enfatizou a importância das TVs universitárias.

“Cada aniversário das TVs universitárias deve ser muito comemorado, porque a gente sabe que é difícil, é uma luta e a gente faz muito por amor por que a gente gosta da televisão que a gente faz. Nunca vi um momento tão propício para a comunicação pública e universitária como nós estamos vivendo agora. É um momento que nos faz repensar o que é televisão universitária e o papel dela, dentro desse campo público da televisão”, finalizou Francisco Filho. A diretora da TV UFMA, Cecília Leite, falou sobre os avanços e a missão da emissora.

Diversidade de vozes

“É com grande alegria e satisfação que nos reunimos hoje para celebrar o aniversário da TV UFMA, abrindo espaço para discutir um tema tão instigante e necessário que é a comunicação pública, voltando o nosso olhar à televisão universitária. No atual contexto de convergência midiática, a nossa intenção é contribuir para esse modelo de comunicação que tem um papel fundamental na garantia da diversidade de vozes, na democratização do conhecimento e da informação”, concluiu Cecília Leite.

Para saber mais, acesse e assista a transmissão completa:

https://www.youtube.com/live/k5OWHVhyC7Y?si=vVq1kfJSTqrt65jD

Sem comentário para "Em aniversário dos nove anos da TV UFMA, diretora da EBC, Maíra Bittencourt, destaca participação social e TV 3.0 como novos desafios da comunicação pública"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS