Antecipando as eleições municipais desse domingo, a APAE de São Luís sediou um momento que foi uma verdadeira de cidadania com foco na inclusão das pessoas com deficiência.
Os alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado / CAEE Eney Santana assistidos pela APAE participaram das Eleições Simuladas, votando de forma lúdica para a escolha de candidatos a Prefeito(a) e Vereadores(as) entre seus colegas. Antes, os alunos se lançaram candidatos, fizeram suas campanhas e comícios anunciando suas propostas e na manhã dessa sexta – feira (04.10) eles foram à urna, para eleger seus representantes, simulando todo o processo real de uma eleição municipal.
“O exercício da cidadania se fez presente nessa atividade, proporcionando aos nossos alunos com deficiência o entendimento pleno do que é o processo eleitoral de escolha dos representantes e como se dá a busca pelas políticas públicas e pelos direitos dos cidadãos através do voto; o comportamento ético que devem ter eleitores e candidato, numa ampla aula de cidadania em sua plenitude” destaca a gestora da APAE de São Luís Christiane Diniz.
A senhora Maria do Amparo, avó da aluna Heloisa Vitória acompanhou e aprovou o processo. Os pais do aluno Dimas, que foi candidato à Prefeito também participaram e destacaram a importância da inclusão das pessoas com deficiência na democracia.
O evento serviu também para chamara a atenção e destacar o papel que as pessoas com deficiência podem desempenhar como agentes de transformação social e política.