om poucas horas entre uma ocorrência e outra, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperaram nessa terça-feira (1º), no município de Caxias (MA), dois veículos roubados e com placas “clonadas”. Um dos automóveis havia sido roubado em 2022 em Teresina, capital do Piauí.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 11h30min. Uma equipe da PRF recebeu informações sobre um veículo roubado que havia sido visto circulando pela BR-316. Os policias localizaram o automóvel estacionado em via pública, em frente a uma residência, no perímetro urbano de Caxias (MA).
No momento da abordagem, durante o procedimento de identificação veicular, foram notados diversos indícios de adulteração nos elementos identificadores do veículo, como a manipulação da numeração do chassi (NIV) com uso de instrumento abrasivo (lixamento) para suprimir a numeração original. Após consultas nos Sistemas da PRF, os policiais também identificaram que as placas que o veículo utilizava pertenciam a outro do mesmo modelo.
Ao ser aprofundada a fiscalização, foi identificado que o veículo possuía registro de roubo, ocorrido em agosto de 2022 em Teresina (PI), e que as placas ostentadas eram utilizadas indevidamente para tentar esconder a procedência ilícita do automóvel, prática conhecida popularmente como “clonagem”.
Perguntado sobre a origem do veículo, o responsável, um homem de 38 anos, informou que havia adquirido o carro há aproximadamente 18 meses, após ver um anúncio de venda em uma rede social.PRF (Caxias-MA)
A segunda ocorrência aconteceu já por volta das 17h30min, também em Caxias (MA), enquanto nossos policiais se deslocavam pelo perímetro urbano do município em direção à rodovia federal.
A equipe policial observou que a placa de uma moto estava totalmente em desconformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Após a identificação veicular e consultas aos Sistemas Informatizados da PRF, foi constatado que as numerações do motor e do NIV (chassi), que estavam no veículo, haviam sido remarcadas, após as originais terem sido suprimidas.
Os agentes ainda constataram que as numerações dos elementos identificadores da moto não correspondiam ao veículo registrado na placa. Após uma verificação minuciosa, foi identificado que as numerações pertenciam a outra moto, diferente da que a placa apontava. Além disso, a moto possuia um registro de roubo ocorrido em julho deste ano, na cidade de Timon (MA), confirmando a suspeita de que se tratava de um veículo “clonado”.PRF (Caxias-MA)
Diante das irregularidades constatadas nas duas abordagens, restaram configurados, a princípio, a prática dos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação. As ocorrências foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Caxias (MA) para adoção das providências legais cabíveis.