Na abertura de mais um curso profissionalizante por meio da parceria entre secretaria de estado da saúde No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) secretaria de segurança do estado ( delegacia da liberdade) e SENAC , desta vez o curso é na área de limpeza e conservação de ambientes, serão 21 dias com carga horária de 84 horas de teoria e prática. Serão 23 usuários em tratamento na unida podem acessa o mercado de trabalho, o tratamento psiquiátrico para dependência química é na saúde mental em geral não pode se focar apenas na medicação, é preciso que haja a reinserção social e laboral, assim evitando recaídas e devolvendo dignidade com geração de renda.
“O CAPS estadual só este ano já proporcionou 5 cursos profissionalizantes , são mais de 125 pacientes que puderam se capacitar , assim estamos trabalhando nas três perspectivas prevenção, tratamento e reinserção social, relatou Marcelo Costa diretor geral do CAPS AD Estadual e especialista em saúde mental e no tratamento de dependência química” , explicou o diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.