Aparelho mede temperatura de equipamentos e identifica pontos propícios a falhas
A Equatorial Maranhão tem intensificado as inspeções na rede elétrica do estado. Com o uso de câmeras termográficas, os técnicos identificam e analisam o desempenho de equipamentos da rede, direcionando as equipes de manutenção para a substituição deles, sem a necessidade de interrupção do fornecimento de energia elétrica. A termografia é uma avançada tecnologia de inspeção preventiva, que permite detectar pontos de calor em equipamentos elétricos. Essa técnica é uma ferramenta valiosa para a gestão da saúde da rede elétrica, contribuindo para a confiabilidade e segurança do sistema.
A câmera termográfica ou termovisor é um dispositivo que detecta calor emitido pelos objetos e usa essa informação para calcular as suas temperaturas. O equipamento captura imagens térmicas através de lentes especiais e envia os registros para um detector formado por vários sensores de raios infravermelhos, que mostram uma imagem colorida indicando onde está mais quente ou mais frio. Por exemplo, o aparelho pode mostrar a intensidade de calor de uma chama de fogão, ou a diferença de temperatura nas paredes de uma casa.
O uso do equipamento nas inspeções permite uma avaliação precisa dos pontos de aquecimento através da radiação infravermelha captada por câmeras. O aparelho facilita a manutenção preventiva e corretiva. “Usamos o termovisor para fazer medições de temperatura nas conexões e equipamentos, a fim de detectar pontos quentes e poder trabalhar para corrigir aquele defeito mais rapidamente”, explicou a Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Alinez Martins.
EFICIÊNCIA:
Integrada aos processos de manutenção preventiva, a análise termográfica detecta condições anormais nos equipamentos através da medição de temperatura. Isso permite identificar falhas antes que afetem a rede. “Uma das vantagens do uso da inspeção termográfica é que o mapeamento da emissão e da quantidade de calor das redes elétricas ocorre sem interromper a distribuição de energia. Isso garante a identificação de possíveis problemas antes que eles possam causar falhas na rede. Com a implementação de termovisores e outras tecnologias avançadas, a Distribuidora reforça seu compromisso com a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia aos seus clientes”, afirmou Alinez.
ONDA DE CALOR:
A elevação nas temperaturas impacta no aumento de consumo. A Consultora de Clientes da Equatorial Maranhão, Vanessa Soares, lembra que atitudes simples podem fazer a diferença no bolso do cliente no fim do mês. “Medidas básicas como reduzir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem causar incêndios e acidentes”, destacou Vanessa.